Adolescentes de 17 anos e 3ª dose em idosos são a prioridade da vacinação em Conquista nesta quinta (16)
Como a imunização será destinada apenas a esses grupos, pessoas com mais de 18 anos não serão vacinadas. 15 de setembro de 2021 Catarine FerrazNesta quinta-feira (16/09), a Prefeitura de Vitória da Conquista vai vacinar contra a covid-19 os adolescentes com 17 anos e iniciar a aplicação da terceira dose em idosos com mais de 85 anos e em imunossuprimidos maiores de 18 anos. Como a imunização será destinada apenas a esses grupos, pessoas com mais de 18 anos não serão vacinadas.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), nesta quarta-feira (15/09), a cidade recebeu 9.066 doses da vacina Pfizer, que serão utilizadas exclusivamente na vacinação do público definido para amanhã. Desse total, 3.738 serão para os adolescentes e 5.328 às aplicações de terceira dose.
A SMS informou que já foram cadastrados online para a vacinação 17.790 adolescentes entre 12 e 17 anos, mas que a expectativa é imunizar 33.971, já que muitos não têm acesso à internet. Quanto aos idosos com mais de 85 anos, a estimativa é que 12.386 recebam a terceira dose.
Serão vacinados apenas os adolescentes de 17 anos que moram em Conquista. Para isso, eles devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis. A vacinação acontecerá das 9h às 16h, no drive-thru da Ufba (Candeias) e nos pontos fixos da Escola Municipal Mozart Tanajura (Vila América), quadra esportiva da Fainor (Candeias) e 9º Batalhão da Polícia Militar (Ibirapuera).
Quanto à dose de reforço, os idosos também serão vacinados por idade, desde que já tenham completado seis meses após a segunda dose. Eles devem ter recebido a segunda dose da vacina há seis meses ou mais, e adultos imunossuprimidos que completaram sua imunização há mais de 28 dias, podem se dirigir a um dos 12 pontos de vacinação. De 9h às 16h no drive-thru do Comando de Policiamento da Região Sudoeste (CPRSO), no Kadija. Já os pontos fixos, que funcionarão de 8h às 12h e das 14h às 18h, são: UBS Panorama, UBS Hugo de Castro (bairro Guarani), UBS Vila América, UBS Dr. Admário Santos (bairro Brasil), UBS CAE II (Bairro São Vicente), USF Vila Serrana, USF Jardim Valéria, USF Conveima, USF Solange Hortélio (Urbis II), USF Miro Cairo e USF Urbis VI.
Já os imunossuprimidos que irão receber a terceira dose precisam ter recebido a terceira dose há 28 dias. A vacina recomendada para esse grupo e aos idosos é a Pfizer. As doenças imunossupressão incluem os casos de uso de corticóides em doses iguais ou maiores que 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por 14 ou mais dias; uso de drogas modificadoras da resposta imune; Pacientes em hemodiálise; e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias); imunodeficiência primária grave; quimioterapia para câncer; transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras; pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4.
Para este grupo, é necessária a apresentação do documento pessoal com CPF e cartão de vacina ou certidão digital de vacinação. Os idosos que não tenham feito seu esquema vacinal em Conquista, podem receber a terceira dose nos pontos da cidade.
Nesta quarta-feira (15/09), foram confirmados novos 13 casos de Covid-19, o que totaliza 34.898 na cidade. Desse número, 34.209 se recuperaram, 616 vieram a óbito e 73 ainda estão em recuperação, sendo 66 em tratamento domiciliar e os outros 7, hospitalar.