Prefeitura de Conquista convoca pessoas de 18 anos ou mais para repescagem da vacinação nesta quarta (29)
Serão aplicadas também a primeira dose em adolescentes da zona rural e a segunda e terceira dose no município 28 de setembro de 2021 Sara DutraNesta quarta-feira (29/09), a Prefeitura de Vitória da Conquista irá realizar a vacinação da primeira dose contra a covid-19 em pessoas com 18 anos ou mais, incluindo gestantes, puérperas e lactantes. Será aplicada também na cidade, a segunda dose das vacinas Coronavac/Burantan, Pfizer e Astrazeneca/Fiocruz/Oxford e a terceira dose em idosos a partir de 80 anos.
Na zona rural, também nesta quarta, continua a imunização dos adolescentes. As localidades contempladas na zona rural são Lagoa das Flores I, Veredinha, Simão, Limeira e São Joaquim.
Já na cidade também acontecerá a aplicação da terceira dose em idosos com 80 anos ou mais, que tenham recebido a segunda dose até o dia 29 de março, e imunossuprimidos graves com 18 anos ou mais, que tenham tomado a segunda dose até o dia 1° de setembro.
As pessoas com 18 anos ou mais, inclusive gestantes, puérperas e lactantes, poderão se vacinar das 9h às 16h no drive-thru disponível na Universidade Federal da Bahia (UFBA – Candeias) e nos pontos fixos para pedestres localizados na Quadra Esportiva da Fainor, no bairro Candeias, e no 9° Batalhão da Polícia Militar, no bairro Ibirapuera.
Os documentos necessários para a vacinação são documento pessoal com foto e comprovante de residência, além desses, as gestantes deverão levar a cópia impressa do laudo ou relatório médico e caderneta de gestante, já as puérperas e lactantes deverão levar a certidão de nascimento do bebê.
Além disso, em Conquista, haverá a aplicação da segunda dose em pessoas com data de retorno para o dia 30 de setembro ou datas anteriores. A segunda dose da vacina Coronavac/Butantan estará disponível das 8h às 12h e das 14h às 16h, enquanto durar o estoque, nas seguintes Unidades de Saúde da Família: Nelson Barros, bairro Kadija; Nestor Guimarães, bairro Jurema; Morada dos Pássaros; Urbis V; Pedrinhas e Recanto das Águas. Vale ressaltar que, se a segunda dose de alguma unidade de saúde tiver acabado, as pessoas deverão buscar outra unidade mais próxima para a imunização completa.
Enquanto isso, a segunda dose da Pfizer estará disponível das 8h às 12h e das 14h às 16h, nas Unidades de Saúde da Família dos bairros Vila Serrana, Jardim Valéria, Conveima, Urbis II (USF Solange Hortélio), Miro Cairo e Urbis VI. E nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros Panorama, Guarani (UBS Hugo de Castro), Vila América, Brasil (Dr. Admário Santos) e São Vicente (CAE II).
Já a segunda dose da Astrazeneca/Fiocruz/Oxford estará disponível das 8h às 12h e de 14h às 16h, na Unidade Básica de Saúde João Melo (Bairro Ibirapuera) e nas Unidades de Saúde da Família dos bairros Nossa Senhora Aparecida, Bruno Barcelar, Patagônia e Nova Cidade. Todos que irão se imunizar com a segunda dose deverão comparecer com documento pessoal com CPF e cartão de vacina da covid-19.
Em Conquista, os idosos com 80 anos ou mais e os imunossuprimidos com 18 anos ou mais poderão tomar a terceira dose das 8h às 12h e das 14h às 16h, nas Unidades de Saúde da Família dos bairros Vila Serrana, Jardim Valéria, Conveima, Miro Cairo, Urbis VI e Urbis II (USF Solange Hortélio). E nas Unidades Básicas de Saúde Panorama, Hugo de Castro (Bairro Guarani), Vila América, Dr. Admário Santos (Bairro Brasil) e CAE II (Bairro São Vicente). Os idosos deverão levar documento pessoal com foto e cartão de vacina ou cartão digital de vacinação, já os imunossuprimidos deverão levar além do documento pessoal com foto e do cartão de vacina, o relatório médico e/ou receita médica. A terceira dose para idosos e imunossuprimidos estará disponível também nos distritos de Bate-pé e Dantelândia.
Vacinômetro e Boletim Epidemiológico
Até a terça-feira passada (21/09), última data de atualização do Vacinômetro em Conquista, 250.958 moradores da cidade já tinham sido vacinados com a primeira dose da vacina contra o coronavírus, ou seja, 73,56% da população. E 110.038 pessoas foram vacinadas com a segunda dose, o que equivale a 32,25% da população total. Além disso, 227 pessoas foram imunizadas com a terceira dose, 0,06% da população total.
Segundo o Boletim Epidemiológico divulgado nesta terça-feira (29/09), dois novos casos foram confirmados no município, totalizando 34.964 casos desde o início da pandemia. Desse total, 34.312 estão recuperados e 36 estão em recuperação, sendo que cinco estão internados e 31 em tratamento domiciliar. Dos 68 leitos do SUS exclusivos para a covid-19, sendo 38 de enfermarias e 30 para Unidade de Tratamento Intensiva, 12 estão ocupados, representando 10,5% de ocupação de leitos clínicos e 26,7% de UTI. Não foi registrado óbito, pelo sétimo dia seguido, de morador de Vitória da Conquista.