Rui Costa suspende transporte intermunicipal no São João
O toque de recolher também foi prorrogado até o dia 25 de maio em 227 cidades, incluindo Conquista 17 de maio de 2021 Renata BatistaO transporte intermunicipal será suspenso na Bahia durante o período do São João e São Pedro, entre 24 e 29 de junho, respectivamente. O anúncio foi feito, na manhã desta segunda-feira (17/05), pelo governador da Bahia, Rui Costa, em suas redes sociais.
De acordo com o executivo estadual, também não será permitido a realização de festas juninas em nenhuma cidade e região da Bahia, independente do público. “Temos que ter responsabilidade neste momento. Fazer festa agora é desrespeitar a vida humana.”
Além disso, o governo da Bahia também prorrogou o toque de recolher em todo o estado até o dia 25 de maio. A medida restringe a locomoção noturna de pessoas das 21h às 5h e foi publicada em decreto no Diário Oficial no domingo, 16 de maio.
Em 227 municípios, incluindo Vitória da Conquista, o toque de recolher vale das 20h às 5h. Já nos municípios em que a taxa de ocupação de leitos de unidades de terapias intensivas (UTIs) se mantiveram igual ou inferior a 75%, por cinco dias consecutivos, a restrição na locomoção será válida das 22h às 5h. Segundo o governo, o toque de recolher em Salvador continua em vigor das 22h às 5h, pois o município alcançou a meta determinada pelo Estado.
A venda de bebida alcoólica segue proibida em quaisquer estabelecimentos, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery), das 18h de 21 maio até as 5h de 24 de maio. Para poder comercializar bebida alcoólica nos fins de semana, continua a valer a determinação de que as regiões de saúde precisam alcançar a taxa de 75% ou menos de ocupação de leitos de UTIs, por cinco dias consecutivos.
De acordo com o decreto, as unidades de ensino públicas e particulares podem manter as atividades de forma semipresencial, desde que a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid esteja abaixo de 75%, por cinco dias consecutivos. Para Salvador, o governo estadual já havia autorizado o retorno das aulas, respeitando tais critérios. Além disso, é necessário que as atividades letivas mantenham a ocupação máxima de 50% da capacidade de cada sala de aula e siga os protocolos sanitários.
Já os eventos e atividades que envolvam aglomeração de pessoas continuam proibidos independentemente do número de participantes, ainda que previamente autorizados. Segue suspensa ainda a realização de shows, festas públicas ou privadas, independentemente do número de participantes, em todos os municípios baianos, até 25 de maio.
No último domingo (16/05), foram registrados 2.554 casos de covid-19 na Bahia, contabilizando 955.350 casos confirmados desde o início da pandemia. Desse total, 918.580 já são considerados recuperados, 16.876 encontram-se ativos e 19.894 tiveram óbito confirmado. Em Conquista, já são 27.946 casos desde o início da pandemia. Desse total, 27.178 estão recuperados e 306 pacientes seguem em recuperação. O Boletim Epidemiológico municipal registra 462 óbitos desde o início da pandemia no município.