Transporte coletivo intermunicipal está suspenso na Bahia a partir de hoje
Pelo segundo ano consecutivo a suspensão do transporte coletivo intermunicipal é decretada pelo governador Rui Costa durante as festas juninas 21 de junho de 2021 Carolina LapaDesde a madrugada desta segunda-feira (21/05), o transporte coletivo intermunicipal rodoviário e hidroviário está suspenso em toda a Bahia. A restrição vai valer até as 5h do dia 28 de junho, período de São João.
A medida, que visa reduzir o contágio a covid-19 durante as festas juninas, foi publicada do Diário Oficial do Estado (DOE) na última terça-feira (15/06). O ano passado, primeiro ano da covid-19, também houve a suspensão do transporte coletivo intermunicipal neste mesmo período.
Em entrevista no Jornal da Manhã, do dia 2 de junho, o governador da Bahia, Rui Costa, explicou as medidas de suspensão do transporte coletivo intermunicipal. “Do dia 20 ao dia 27 de junho, está suspenso o transporte intermunicipal, no período anterior e posterior das festas juninas. Na semana anterior e na semana posterior limitada a 70% de ocupação, foi proibido a colocação de ônibus extras e do período de 20 a 27 está suspenso ônibus intermunicipal”.
A partir de hoje, está proibida a circulação e saída de qualquer transporte coletivo intermunicipal rodoviário, público e privado, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de van. A partir das 9h, fica suspensa também a chegada desses veículos.
A circulação de ferry-boats fica proibida das 20h desta segunda até as 5h de 28 de junho, em todo o território baiano, já as lanchinhas e balsas poderão funcionar no período de 21 a 28 de junho, porém deverão obedecer o limite de 50% da capacidade das embarcações. De 28 de junho a 4 de julho, a circulação, a saída e a chegada dos transportes serão permitidas, desde que a ocupação seja limitada a 70% da capacidade total, não haverá disponibilização de transportes extras.
De acordo com o governo da Bahia, a fiscalização do decreto é de responsabilidade da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações (Agerba).
Segundo o boletim epidemiológico divulgado na tarde desta segunda-feira pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) nas últimas 24 horas, foram registrados 2.160 casos de Covid-19 e 2.790 recuperados. 77 óbitos foram registrados, 1.345.656 casos descartados e 230.807 em investigação. Dos 1.099.499 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.059.838 já são considerados recuperados, 16.407 encontram-se ativos e 23.254 tiveram óbito confirmado e a taxa de ocupação dos leitos da unidade de terapias intensivas (UTI’S) é de 81%.
Empresas
Em relação à empresa Águia Branca, o site Avoador conseguiu apurar que as viagens que passam pela Bahia com os seguintes estados seguem normalmente: Alagoas, Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe. Em razão de decreto nº 20.544 do governo da Bahia, somente as viagens intermunicipais (que fazem ligação entre as cidades dentro do estado), estarão suspensas no período de São João, de 21 até as 5h do dia 28 de junho.
Já a Novo Horizonte, informou que continuará a prestar serviço no estado, mesmo com a suspensão do governo estadual, devido uma liminar judicial que a empresa possui desde 2020 que garante o direito de continuar a circular e levar os passageiros entre as cidades baianas.