Vacinação na Bahia seguirá critérios de idade
A decisão foi tomada nesta quinta-feira (17) em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) 17 de junho de 2021 Sara DutraNesta quinta-feira, em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), instância deliberativa que reúne gestores de saúde dos 417 municípios mais representantes do Estado, foi mudado o critério de vacinação na Bahia, que passa a seguir somente critérios etários.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, com esta deliberação, “a distribuição das vacinas seguirá apenas de forma proporcional à população de cada município e não mais será levado em conta o percentual de vacinação da influenza de anos anteriores mais o quantitativo de pessoas em grupos prioritários”.
Na manhã desta quinta-feira, o secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, tinha anunciado que iria propor essa mudança no critério de distribuição da vacina da covid-19. “O Ministério da Saúde já reconheceu que ao adotar a última campanha da Influenza como base para distribuição da vacina contra a covid-19 para os municípios, criou assimetrias, onde há localidades com mais de 80% da população vacinada, enquanto outras, têm pouco mais de 30%”, explicou.
A Bahia apresenta aproximadamente 11.148.781 habitantes acima de 18 anos, destes, 4.292.207 já estão vacinados com a primeira dose, de acordo com o acompanhamento da cobertura vacinal do Governo da Bahia desta quinta-feira (17/06). Em Vitória da Conquista, segundo o vacinômetro da última quarta-feira (17/06), até o dia 15 de junho, 100.472 moradores da cidade foram vacinados com a primeira dose, ou seja, 29,45% da população do município.