Variantes Delta e Beta são identificadas na Bahia; terceira dose será aplicada em setembro
População acima dos 70 anos e indivíduos imunossuprimidos são público-alvo da vacina de reforço 26 de agosto de 2021 Gabriela SouzaTrês amostras da variante Delta (indiana) e uma da Beta (sul-africana) foram detectadas na Bahia nesta quinta-feira (26/08). Essa descoberta foi possível por meio do sequenciamento genético feito pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA).
Como medida preventiva, a Secretaria de Saúde do estado fará testes de antígeno e RT-PCR para rastrear as variantes nas regiões onde foram encontradas. Na testagem, que será feita nos pacientes internados nos leitos das unidades de terapia intensiva (UTIs) de covid-19, as amostras serão colhidas e sequenciadas geneticamente para identificar qual variante está ativa em cada pessoa.
Segundo a secretária Estadual da Saúde em exercício, Tereza Paim, “é preciso que os municípios acelerem a vacinação para impedir o avanço de novas cepas, bem como manter o distanciamento social, higienizar frequentemente as mãos e continuar usando máscara”. Mesmo com a descoberta dessas variantes na Bahia, a Gamma, original de Manaus, continua sendo responsável pela infecção de 80% da população baiana.
Devido ao avanço da variante Delta no Brasil, o governador Rui Costa, em reunião com os técnicos da Sesab, decidiram pela aplicação imediata da dose de reforço nos 281 municípios que já atingiram a população de 18 anos. Essa medida também será pautada nesta sexta (27/08), na reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).
A terceira imunização será feita com uma dose da Pfizer, ou com as vacinas de vetor viral da Janssen ou da AstraZeneca. Também, a partir de setembro, o intervalo de vacinação da Pfizer e Astrazeneca será reduzido de 12 para oito semanas.
Essa dose de reforço vai ser aplicada em idosos acima dos 70 anos, imunizados com a segunda dose há seis meses e nos indivíduos imunossuprimidos, depois de 28 dias da imunização com a segunda dose. O público-alvo dessa ação está estimado em mais de 950 mil pessoas.
De acordo com a Sesab, 8.539.785 moradores do estado já receberam a primeira dose ou dose única da vacina, esse número equivale a 77% da população acima dos 18 anos. Já em Vitória da Conquista, na atualização da secretaria no horário das 16h de hoje (26/08), o número de vacinados com a primeira dose ou dose única é de 187.362 pessoas.
Foto: Sesab