Curso de Medicina da Uesb comemora 20 anos com seminário em julho
Serão 24 palestrantes, entre os quais três são representantes do Ministério da Saúde 1 de julho de 2024 Por RedaçãoEntre os dias 18 a 20 de julho, vai acontecer no Teatro Glauber Rocha, em Vitória da Conquista, o “Seminário 20 anos Medicina UESB – da Formação à Assistência (Cons)ciência, Ética e Humanização”. O evento comemorativo das duas décadas do curso de Medicina terá 24 palestrantes, entre os quais três são representantes do Ministério da Saúde, vindos de Brasília.
O curso de Medicina da Uesb foi criado em 2004, sendo o primeiro da região Sudoeste da Bahia e já formou durante estes 20 anos cerca de 400 médicos. A programação do evento contará com 10 conferências e cinco mesas-redondas. Dos 24 palestrantes, 13 são egressos do curso com atuação em em diferentes lugares do Brasil. O seminário terá capacidade para 400 pessoas, das quais 100 vagas já foram preenchidas por estudantes de Medicina da Uesb, 200 serão destinadas a discentes de outras instituições e 100 para profissionais da área.
A coordenadora do Seminário, a professora Monalisa Nascimento, destacou que além da médica Alícia Krüger, haverá outros dois representantes do Ministério da Saúde que irão abordar a discussão sobre o Sistema Único de Saúde (SUS). “Eu acho importantíssimo para nossa cidade e para os nossos estudantes (este evento), pois ajudará a compreender o funcionamento da política pública mais importante do nosso país, o SUS.”
Programação
(18/07)
A mesa de abertura será no dia 18 de julho, uma quinta-feira, às 18h, e contará com a participação da professora e vice-coordenadora do curso Kátia Cunha; do reitor da Uesb, professor Luiz Otávio de Magalhães; do diretor do Departamento de Ciências da Saúde da Uesb, Raphael Ferreira Queiroz; a representante da Secretária de Saúde da Prefeitura de Vitória da Conquista, Fernanda Maron; do delegado Regional do Cremeb, o médico Luís Cláudio Menezes Carvalho; do presidente da ABM (Associação Brasileira de Medicina), médico Péricles Gimenes Farina. Também estarão presentes os coordenadores dos cursos de Medicina da Ufba, FASA, UniFG e FIP Guanambi, da UniFG Brumado, e do discente presidente do Camp (Centro Acadêmico de Medicina), Rodrigo Alves.
Às 19h, acontece a conferência “Desenvolvimento de Diretrizes e Protocolos Clínicos: Processo e Metodologia”, com a professora do curso de Medicina da Uesb, Dra. Esther Prates, e com o médico obstetra e diretor clínico do HSF (MG), o médico João Batista Marinho de Castro Lima. A segunda conferência do dia será “A Importância das Políticas de Inclusão, Diversidade e Equidade na Saúde Brasileira”, com o coordenador do Pet Saúde Equidade de 2024, Alexsandro Costa, e com a epidemiologista e assessora de Políticas de Inclusão, Diversidade e Equidade em Saúde do Ministério da Saúde, a médica Alícia Krüger. O primeiro dia será finalizado com a exposição “O Túnel do Tempo”, às 21h.
(19/07)
No segundo dia pela manhã, a partir das 8h, será realizada a conferência “História da Formação Médica na Bahia”, que terá a participação da professora do curso de Medicina da Uesb, a convidada vinda de Ilhéus, médica Cláudia Leal. Às 9h, a conferência “Atenção Especializada como Avanço na Efetividade da Política Pública de Saúde” terá início com a professora Karine Brito e, em seguida, será a vez da diretora do Departamento de Atenção Especializada e Temática/ Secretaria de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Suzana Ribeiro.
Ainda durante a manhã, às 10h15, ocorrerá a mesa-redonda “A Evolução da Medicina” com egressos do curso, com a participação dos do professor Danilo Gusmão, a endocrinologista Aimee Teixeira, o radiologista Igor Aloísio Garcez e a paliativista Patrícia Cerqueira Lima, que virá de Salvador.
A programação continua à tarde, a partir das 14h, com a conferência “Racialidade e os Desafios para a Medicina”, com os professores Alberto Ferreira e Adailson Henrique Miranda, vindo de Ilhéus. Às 15h será realizada a segunda conferência do dia “A Bioética e os Desafios Contemporâneos”, com a professora Welma Wildes e a dermatologista Jussamara Brito, vinda de Salvador.
Em seguida, acontece a mesa-redonda homônima com o professor Luciano Dias Nascimento e os egressos do curso: a médica Luana Karen e os convidados vindos de Salvador, o ortopedista Yan Gabriel Morais e o psiquiatra Ivan de Souza Araújo.
(20/07)
No último dia, 20 de julho, a mesa-redonda “Medicina Baseada em Evidências” terá início às 8h, com o professor Irineu Viana, a cirurgiã geral Letícia Ribeiro (Salvador), a ginecologista Dra. Sabrina Spósito (Águas Vermelhas, Minas Gerais), o urologista Dr. Rafael Prates e a pediatra Dra. Carolina Magalhães (São Paulo). Às 10h30, será a conferência “Parto Humanizado x Parto Baseado em Evidências”, com a professora Monalisa Barros e a médica obstetra Quesia Villamil (Belo Horizonte, Minas Gerais).
A segunda conferência “Residências Médicas e Multiprofissionais: Para Onde Caminhamos?” terá início às 11h30. Irão participar a médica Márcia Nascimento e o consultor técnico da Coordenação-Geral de Residências em Saúde do Ministério da Saúde, Alisson Sampaio.
À tarde, a grade contará com a conferência “Atenção Primária à Saúde: Para Onde Caminhamos?”, às 14h, com a professora Leila Meira e o médico de Família e Comunidade e o secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, o médico Felipe Proenço. Às 15h haverá a mesa-redonda “Medicina do Futuro”, com o professor Phillip Glass e os egressos do curso de Medicina, Maurício de Oliveira Grijó, Samylla Macedo (Salvador) e João Paulo Almeida de Souza.
Às 17h será realizada a conferência “Navegando no Mar de Incertezas que é Cuidar de Alguém: Para Onde Aponta Nossa Bússola?”, com a professora Monalisa Barros e o médico de Família e Comunidade e Paliativista (Brasília), Arthur Fernandes.
O evento será encerrado às 18h com uma sessão de homenagem aos fundadores do curso, com as professoras e médicas Edney Matos e Mércia Alves.
Foto: Convites Mosaico