Curso gratuito de Práticas de Escrita de Roteiro está com as inscrições abertas

Das 50 vagas do curso, a metade será destinada a mulheres e pessoas LGBTQIA+. 11 de junho de 2021 Carolina Lapa

Entre os dias 11 a 18 de junho, estudantes ou recém egressos de escolas públicas, a partir de 16 anos, comunidades quilombolas e indígenas podem se inscrever no curso Práticas de Escrita de Roteiro, um projeto de extensão da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Das 50 vagas, a metade será destinada a mulheres e pessoas LGBTQIA+.

O curso, que é uma atividade extensionista da universidade para a comunidade externa, é projeto proposto e coordenado pela professora do curso de Cinema e Audiovisual da Uesb, Adriana Amorim. Segundo ela, o objetivo do projeto é disponibilizar as ferramentas da escrita de roteiro para comunidades com menos acesso a esse tipo de conhecimento, e socializar o que vem sendo desenvolvido na universidade ao longo desses 10 anos. “As séries para o YouTube e as redes sociais são uma realidade que vieram com tudo, é o que chega nas pessoas neste novo século em diversos lugares, e as pessoas estão construindo nos seus locais e nas suas próprias regiões uma material importante sobre suas experiências. A ferramenta de roteiro, como escrevê-lo, como escrever personagem e como estruturar as histórias pode ajudar as pessoas a contar suas histórias.“

Uma observação da coordenação é que o curso é preferencialmente para jovens a partir de 16 anos estudantes ou recém egressos do ensino básico em escolas públicas de zonas rurais ou comunidades indígenas ou quilombolas dos três territórios onde há campus da Uesb, no caso Vitória da Conquista, Jequié e Itapetinga.

As aulas terão início em julho e vão até novembro deste ano. A carga horária total é 160h. Fazem parte do conteúdo a construção de histórias, personagens, diálogos, além de análise dos mais diversos tipos de roteiro, desde filmes clássicos até vídeos do Tik Tok.

Os encontros serão on-line, na plataforma Google Meet, duas vezes por semana, com duração de 2h. Além da participação nas aulas, haverá atividades complementares a serem realizadas no tempo de cada estudante. Ao final, quem cumprir o mínimo exigido, 70%, receberá certificado.

Serão duas turmas de 25 pessoas, sendo uma com encontros das 15h às 17h e outra das 19h às 21h, sempre às segundas e quartas-feiras. Para mais informações ou dúvidas, acesse aqui, o site do Projeto, ou mande e-mail para extensaopercurso@uesb.edu.br , ou mensagem no direct do Instagram: @extensao.percurso.

Imagem em destaque: Freepik

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *