Dia da Consciência Negra é comemorado pelo Avoador com a live “Letramento Racial” nesta segunda (20)
As convidadas são a co-fundadora do Mídia Ninja, Dríade Aguiar, e a economista, Fernanda de Moraes 19 de novembro de 2023 Denilson SoaresEm celebração a Dia da Consciência Negra, nesta segunda-feira, 20 de novembro, às 19h30, será realizada uma live “Letramento Racial”, diretamente do perfil do site Avoador no Instagram. As convidadas são a co-fundadora do Mídia Ninja, Dríade Aguiar, e a economista, Fernanda de Moraes.
O evento é uma atividade do programa Jornalismo como Forma de Transformação Social no Combate à Desinformação. Segundo as repórteres e estudantes do curso Jornalismo da Uesb, que farão a mediação da atividade, Edilaine Rocha e Raquel Soreira, a proposta é uma comemoração a data do dia 20 de novembro e uma chamamento ao aprendizado para quem desconhece as lutas e as pautas das pessoas negrais no Brasil. “Entendemos que é de extrema importância de discutir o letramento racial, especialmente em uma sociedade racista, em que a luta pela igualdade racial se torna imperativa. Não devemos mais naturalizar termos negativos quando associados a questões relacionadas às pautas negras.”
A convidada Dríade Aguiar também é integrante da rede Fora do Eixo. Foi assessora do Ministério da Cultura, entre 2015-2016, tendo liderado a área de Comunicação Digital. É idealizadora da Campanha de Mulher e Pretas no Poder, organizou a campanha “Meu Primeiro Voto” em 2022. Além disso, é ativista feminista negra, pansexual e defensora da positividade corporal. Atualmente, ela desempenha o papel de gestora na NAVE Coletiva, sede da Mídia NINJA em São Paulo.
Já Fernanda de Moraes é bacharel em Economia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), com especialização em Consultoria pela mesma instituição. Atualmente, faz mestrado em Letras no programa PPGCEL da Uesb. Sua pesquisa é relacionada à análise de acervos, escritas e experiências das mulheres negras.
Os seguidores do Avoador poderão entrar no perfil @siteavoador e acompanhar a discussão, a partir das 19h30. Perguntas poderão ser enviadas durante o bate-papo que as mediadoras irão repassar às convidadas.
Confira a transmissão ao vivo no Instagram