Documentário sobre o reggae baiano é apresentado com exclusividade na Fligêcine
A obra Reggae da Resistência da diretora e roteirista, Cecília Amado, será lançado nos cinemas apenas no final de 2023 21 de agosto de 2023 Raquel SoreiraNeste domingo (20/08), último dia da sexta edição da Feira Literária de Mucugê foi realizada a sessão de filmes no espaço Fligêcine. O documentário Reggae Resistência foi apresentado com exclusividade na atividade.
Antes dos filmes, foram exibidos curtas metragens produzidos por estudantes com a orientação do professor de Artes Visuais Beníval Júnior, do Instituto Federal da Bahia (IFBA). Esses trabalhos foram premiados em competições de curtas.
Após a exibição dos curtas, houve a apresentação do documentário Reggae Resistência, dirigido pela a diretora e roteirista, Cecília Amado. A obra ainda não estreou nos cinemas, o lançamento está previsto para final do ano.
O documentário faz uma linha do tempo com riqueza de detalhes no mapeamento do estilo musical Reggae baiano. Durante o documentário, músicos do reggae nacional estiveram presentes, como Gilberto Gil, Lazzo Matumbi, Edson Gomes, Jeremias Gomes, Jorge de Angélica, Nelma Marks e muito mais.
Para o cantor, compositor e escritor, Gilberto Gil, o reggae é como se fosse um mergulho nas águas da baía de Todos os Santos. Uma das maiores figuras do samba reggae que esteve presente no palco principal na noite deste sábado 19/08 na Fligê, Lazzo Matumbi, que define o reggae como as ondas do vento, a pessoa sente a musicalidade de forma suave.
Professora de Educação Física na Escola Lapidar, em Mucugê, Maria Moraes, enfatizou a qualidade da obra.. “A exposição de filmes foi maravilhosa, os curtas estão com uma edição e fotografia incríveis. O documentário Reggae e Resistência me emocionou muito. O reggae é um estilo musical envolvente e dançante, me identifiquei com a obra.”