Em busca de recomposição salarial, analistas universitários da Uesb paralisam atividades nesta quinta (26/09)

Em Conquista, eles fecharam o portão principal da instituição, a partir das 8h30, com previsão de mobilização de 24 horas 26 de setembro de 2024 João Lázaro

Os técnicos analistas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) paralisam as atividades, nesta quinta-feira (29/09), nos três campi: Vitória da Conquista, Jequié e Itapetinga. Em Conquista, eles fecharam o portão principal da instituição, a partir das 8h30, com mobilização de 24 horas.

De acordo com o coordenador-executivo do Sindicato dos Trabalhadores Técnicos-Administrativos da Uesb (Afus), José Márcio Dias, a ação, que foi aprovada por unanimidade em assembleia da categoria, foi um ato simbólico para chamar a atenção sobre as necessidades dos trabalhadores e sua relevância nas atividades da universidade.

Entre as reivindicações estão dos analistas universitários estão a implementação das 40 horas dos analistas universitários, uma vez que seguem apenas com o total de 30 horas em relação aos técnicos universitários, segundo a tabela vencida em 2019. A categoria busca também a reposição dos ganhos por insalubridade, para os técnicos de laboratórios cortados em 2018 e a implementação de planos de carreira para auxiliares, que são uma categoria não reconhecida pelo estado.

O professor e analista universitário, Auristenisson da Mota, ressaltou que os trabalhadores das instituições de ensino superior têm necessidades que o salário deve atender. “A gente, enquanto categoria, tem demandas pessoais, demandas profissionais, têm famílias que precisam da nossa assistência, que precisam do nosso salário. Nosso salário precisa ser justo, precisa ser coerente com as nossas atividades e as nossas funções.”

Mesmo com o ato, o acesso de pedestres ao campus de Conquista não foi prejudicado, e os veículos particulares e coletivos puderam circular livremente pela entrada do Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep). A paralisação, além de acontecer nos três campi da Uesb, também foi realizada no campus da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), tendo a possibilidade de adesão por parte das demais universidades estaduais baianas. A mobilização durou 24 horas.

Afus não soube informar quantos analistas universitários existem na Uesb. Segundo a entidade, a informação já foi solicitada, mas não houve uma resposta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *