Esquenta da 7º Edição do Festival AniCon de 2023 anima público geek de Conquista

As atividades do evento começaram. às 15h, na praça de alimentação do Shopping Boulevard, que promoveram atividades de interação com o público, como charadas, as sessões de Just Dance e distribuição de brindes 8 de agosto de 2023 Edilaine Rocha e Raquel Soreira

Aconteceu, neste último sábado (05\08), a partir das 14h, o segundo Esquenta AniCon de 2023 no Boulevard Shopping, em Vitória da Conquista. O evento reuniu centenas e centenas de apreciadores da cultura nerd, que foram conferir uma prévia do 7º Festival AniCon, que será  entre os dias 23 e 24 de setembro. 

De acordo com informações da organização do evento, esta preliminar do festival buscou atrair o interesse de novos públicos ligados ao movimento geek para a sétima edição do evento, proporcionando uma série de atrações, atividades interativas, brindes, desafios e dança. “Ano passado fizemos dois Esquenta AniCon, e este ano nosso público já tinha se programado para às duas preliminares do festival, não queríamos decepcionar”, disse uma das organizadoras, Amanda Cavalcante. 

Amanda Cavalcanti/ Foto Raquel Soreira

O movimento geek refere-se a um estilo de vida que está relacionado  à cultura Pop,  como videogames, quadrinhos, animes, tecnologia e ficção científica. Os geeks são conhecidos pela sua dedicação às  suas áreas de interesses, quebrando recordes de acessos em músicas, esgotando lançamentos de videogames e grandes coleções de bonecos e itens raros.

Já cosplay, outro termo que também envolve a Anicon, é uma atividade que envolve a habilidade de se caracterizar de maneira precisa para retratar fielmente um personagem específico. Os cosplayers se empenham muito para aprimorar suas fantasias, para expor no desfile de cosplay do evento, que foi um dos momentos mais esperados do Esquenta. O engenheiro agrônomo, Felipe Moreira, que é cosplayer há  seis  anos,  disse que a sua motivação é o interesse e a das pessoas pelo seu trabalho. “Isso me motivou a continuar e quanto mais você faz você se aprimora,”

Felipe Moreira Foto: Edilaine Rocha

O público mirim participou do do Esquenta.  Heitor Augusto, 8 anos, é cosplayer desde os seus quatros anos. Ele é fã de anime, sendo o personagem Naruto Sua inspiração para ser cosplayer. “Eu gosto de me vestir igual o personagem, gosto das roupas e da cultura.” 

Heitor Augusto. Foto: Raquel Soreira

As atividades do evento começaram às 14h, na praça de alimentação do Shopping Boulevard, que promoveram a interação com o público,  como as charadas e as sessões de Just Dance. que são jogos de dança, e distribuição de brindes.  Nos desafios, um voluntário da plateia subiu ao palco e se deparava com uma pergunta envolvendo animes, grupos de K-pop ou jogos. Ao fornecer uma resposta correta, o participante recebia uma lembrancinha como reconhecimento de sua conquista.

Fã da cultura oriental, Maria Clara, 20 anos, faz cosplay desde 2018 e fica motivada por deixar o público conhecer seu trabalho. “O que mais me inspira a fazer cosplay é sentir o público e me sentir no personagem, me sentir em outro mundo, outro planeta é algo maravilhoso.  Gosto de mim, gosto do personagem e gosto de viver.”

Já o fã e colecionador da franquia de filmes Star Wars, José Infante, de 52 anos, é cosplay há 5 anos e também estava empolgado no Esquenta.  “Para mim é motivo de muita alegria ver crianças, principalmente querendo tirar foto, encontrar seus personagens que admiram.”

José Infante Neto/ Foto Edilaine Rocha

Para realizar os dois eventos antes da  sétima edição do Festival AniCon, a equipe de produção tem se dedicado. “É sempre um desafio produzir os esquentas e o próprio festival, porém a diversão da galera é a nossa motivação. Para o AniCon em setembro, as expectativas estão lá em cima.”

Às 18h, o ponto alto do evento foi p com desfile cosplay. Mais de 30 entusiastas desfilaram com suas fantasias, trazendo à vida personagens  de universos diferentes. Logo após o desfile, o palco se transformou em uma pista de dança para os desafios do Just Dance. Três participantes subiram ao palco, entregando-se às coreografias do jogo, os passos de dança definiu o vencedor, que foi agraciado com um brinde como recompensa.

 O Anicon é o maior evento  geek  do Sudoeste baiano, é um ponto de encontro daqueles reunindo o fãs da cultura pop e oriental.Uma pesquisa realizada pela Brandar Consulting, mostrou que em 2021 o mercado mundial geek faturou cerca de US$399 bilhões. O consumo de  coleções de bonecos, jogos, mangás, artifícios dos grupos de K-pop, resultam em um grande balanço financeiro.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *