Estudantes baianos são finalistas da Olimpíada Nacional em História do Brasil
O nordeste soma 285 grupos finalistas na competição e é a região com maior número de equipes na final, 54 equipes são da Bahia 18 de junho de 2021 Talisson SantosSão finalistas da 13ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), organizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), 54 equipes baianas. O Nordeste tem 285 equipes finalistas, e é a região brasileira com maior número de grupos na final do evento.
Duas equipes que estão na final são compostas por seis estudantes do Colégio Estadual Dr. José Carlos Bezerra Carvalho, em Paripiranga. O colégio desenvolve o Bahia Olímpica durante o ano, a fim de incentivar os alunos a participarem de competições voltadas à educação. Em 2020, três equipes dessa instituição foram finalistas e conquistaram a medalha de cristal. Neste ano, 30 equipes do colégio foram inscritas na ONHB.
De acordo com a finalista do terceiro ano do ensino médio, Josefa Marcela Santos de Jesus, de 17 anos, tudo pelo Google Meet e WhatsApp. “Além do que aprendi, fiz várias amizades pelo contato com equipes de outros estados. Agora, pretendo estudar mais para a final no dia 16 de agosto e conquistar uma medalha. Estou muito orgulhosa e a minha família toda também.”
A orientação dos participantes da ONHB ocorreu virtualmente pelos professores Edson Peixoto, Sandra Correia e Elisa Ribeiro. Para Ribeiro, participar do Projeto faz com que os estudantes adquiram experiência e sejam incentivados no protagonismo estudantil.
A Secretaria de Educação do Estado (SEC) desenvolve o programa Bahia Olímpica, que é o responsável por mobilizar os alunos da rede estadual de ensino a participar das olimpíadas nas diferentes áreas do conhecimento, como forma de fortalecer a aprendizagem. A cerimônia para premiação vai ser on-line e ocorrerá no dia 12 de setembro. Ao todo, são 415 grupos de 99 cidades de todos os estados do país que vão concorrer a medalhas de bronze, prata e ouro na ONHB.
Imagem destaque: Gov-Ba