Fapesb lança edital para incentivar projetos de inovação criados por mulheres na Bahia
O edital prevê investimento de 1,6 milhão em novos projetos 27 de maio de 2021 Denilson SoaresNesta sexta-feira (28/05), às 14h, a Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb), irá lançar, no YouTube, o Edital Inventiva, que vai investir 1,6 milhão em projetos de mulheres inovadoras do estado da Bahia.
O diretor-geral da Fapesb, Márcio Costa, destacou que a ação vai estimular o caráter inovador da sociedade, principalmente,, das mulheres pesquisadoras da Bahia, que, “ao longo dos anos, vem contribuindo para o avanço de diversas áreas do conhecimento com pesquisas, soluções e invenções em prol de toda a sociedade”.
Já a secretária Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Adélia Pinheiro, lembrou que o empreendedorismo feminino e científico vem de muitos anos com grandes feitos na história da ciência. “As mulheres sempre foram responsáveis por invenções de suma importância para a humanidade. Ao longo da história, podemos perceber o quanto essas inovações mudaram a vida de tantas pessoas.”
Anna Luísa Beserra, mulher baiana, desenvolve o projeto que criou o projeto Aqualuz, é apontada como um exemplo de inovação. Ela foi a primeira brasileira a ganhar o prêmio Jovens Campeões da Terra, da Organização das Nações Unidas (ONU), na faixa etária entre 18 e 30 anos, ao fazer trabalhos relacionados à melhoria do meio ambiente. A jovem cientista investiu seus conhecimentos na pesquisa de uma tecnologia para tratamento de água para, auxiliar no enfrentamento da seca em regiões como o semiárido nordestino e a combater doenças causadas por água contaminada.
Outro exemplo é o da cientista baiana Jaqueline Goes, que é responsável pela pesquisa que possibilitou o sequenciamento do primeiro genoma do novo coronavírus em território brasileiro. Após 48 horas da confirmação do primeiro caso da doença no país, a pesquisadora conseguiu realizar o feito inédito.
O edital vai estar disponível no site da Fapesb, e as inscrições para a seleção desses projetos estarão abertas do dia 28 de maio até o dia 23 de julho.
Imagem em destaque: Reprodução/ONU Meio Ambiente/UOL