Fligê 2023 homenageia o poeta José Carlos Capinan
Ele ocupa a cadeira 36 da Academia de Letras da Bahia, tomando posse em 17 de Agosto de 2007 26 de julho de 2023 Da RedaçãoA 6ª edição da Feira Literária de Mucugê (Fligê), que será realizada entre os dias 16 e 20 de agosto de 2023, homenageará o poeta, escritor e letrista baiano José Carlos Capinan.
De acordo com a curadora da Fligê, Ester Figueiredo, a Fligê deste ano, com o tema Literatura e Música, reforça os vínculos entre essas duas expressões artísticas na cultura brasileira, e Capinan é um dos letristas da música popular brasileira desde 1965, quando Maria Bethânia interpretou Viramundo, de sua autoria, nos festivais da canção.
A palavra é criação e uso, a poesia ocupa essa dimensão de atravessar o cotidiano para ser utilizada como matéria de combate e provocação de novos mundos. Essa concepção do fazer literário está imbricada na produção de Capinan, enquanto letrista e poeta”, ressalta a curadora da Fligê.
Ele participou da primeira edição da Fligê , em 2016, quando levou a reflexão sobre a Poesia na Música Popular Brasileira em uma das mesas literárias.
Além de compositor e parceiro na autoria de canções com Gilberto Gil, Caetano Veloso, Jards Macalé, Edu Lobo, Paulinho da Viola, João Bosco, Francis Hime, Gereba, Torquato Neto, Zé Ramalho e outros, é autor de nove livros, entre eles “Confissões de Narciso”, “Terra à vista”, “Inquisitorial” e “Vinte canções de amor e um poema quase desesperado”, que revela os bastidores do processo de criação de várias canções da MPB.
José Carlos Capinan ocupa a cadeira 36 da Academia de Letras da Bahia, tomando posse em 17 de Agosto de 2007. Na Fligê, ele vai levar ao público a mistura do lirismo e da política, características de sua obra.
A 6ª Edição da Fligê é patrocinada pelo Governo do estado da Bahia, por meio de emendas parlamentares vinculadas, com parcerias institucionais, de coletivos culturais da região e com apoio do poder público local.
O grande letrista, poeta de grande porte , formatou desde a minha adolescência, uma forte tendência para o humanissentido.Plantou lirismo, poesia e leitura de um mundo mais justo. Obrigada Capinan. Uma justa homenagem a este homem. Salve Capinan.