Funcionários do Banco do Brasil e da Caixa Econômica de Conquista entram em greve a partir desta sexta (13)

A greve, que envolve todos os bancários das duas instituições, visa pressionar os bancos a renegociarem cláusulas do acordo coletivo 11 de setembro de 2024 Por Rafaella Leite

Na última segunda-feira (09), durante uma assembleia virtual, os bancários do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal de Vitória da Conquista decidiram entrar em greve por tempo indeterminado. A paralisação inicia, nesta sexta-feira (13/09), conforme a Lei nº 7.783, de 28 de junho de 1989, que exige um aviso prévio de 72 horas.

A decisão da paralisação foi aprovada por 92,78% dos funcionários da Caixa Econômica Federal e 53,13% dos funcionários do Banco do Brasil. A greve tem como objetivo pressionar os bancos a renegociarem cláusulas do acordo coletivo.

Segundo o presidente do Sindicato dos Bancários no Sudoeste da Bahia, Leonardo Viana, o próximo passo após a decisão da greve será visitar as agências. “Vamos construir com os colegas a estratégia para a mobilização, respeitando as decisões tomadas em assembleias soberanas e de forma democrática’’, afirmou.

A greve também foi aderida por bancários de Brumado e de outras regiões da Bahia. A categoria considera que as propostas atuais do acordo ameaçam direitos já reconhecidos e aumentam a insegurança quanto à demissão sem justa causa.

Serviços Bancários

Durante a greve, os caixas eletrônicos e os serviços digitais dos bancos continuarão funcionando normalmente. No entanto, o atendimento ao público dentro das agências será realizado com o número mínimo de funcionários exigido por lei.

De acordo com o diretor de Comunicação do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista, Alex Leite, novas reuniões serão realizadas nos próximos dias com as direções da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, que apresentarão novas propostas.

Segundo o informe divulgado pelo sindicato, qualquer nova proposta ou decisão será avaliada pela categoria em assembleia, e os resultados serão comunicados tanto aos bancos quanto à população.

Confira abaixo o comunicado oficial do Sindicato dos Bancários no Sudoeste da Bahia:

Foto: Reprodução

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *