Governo estadual libera eventos com até 500 pessoas em toda a Bahia
Shows, festas, públicas ou privadas, e afins, independentemente do número de participantes, segue suspensa em toda a Bahia, até 31 de agosto de 2021 23 de agosto de 2021 Carolina LapaDesde o último sábado (21/08), as normas para a flexibilização das medidas de prevenção ao coronavírus foram flexibilizadas em todo o território baiano. O governo estadual publicou um decreto que vai até 31 de agosto de 2021, que autoriza eventos e atividades com público de até 500 pessoas.
De acordo com a publicação no Diário Oficial (DOE), está autorizado a realização cerimônias de casamento, eventos urbanos e rurais em logradouros públicos ou privados, circos, parques de exposição, solenidades de formatura, passeatas, funcionamento de zoológicos, museus, teatros e afins.
Já a realização de shows, festas, públicas ou privadas, e afins, independentemente do número de participantes, segue suspensa em toda Bahia, até 31 de agosto de 2021.
Nos municípios em que a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid se mantenha, por cinco dias consecutivos, superior a 50%, os eventos e atividades devem acontecer com público de até 100 pessoas. A realização de atividades esportivas, devem permanecer sem a presença de público. Espaços culturais como cinemas e teatros devem obedecer a limitação de 50% da capacidade de pessoas no local.
Em museus, parques de exposições e afins deve ser garantido o distanciamento mínimo de um metro e meio entre os visitantes e a realização de excursões para visitação está proibida.
Atos religiosos podem acontecer, desde que sejam respeitadas as orientações sanitárias de distanciamento e uso de máscaras, e a limitação da ocupação máxima de 50% da capacidade local.
O funcionamento de academias e estabelecimentos voltados para a realização de atividades físicas está autorizado em todo o estado, desde que também respeite a ocupação máxima de 50% da capacidade de pessoas no local. Excepcionalmente para realizar estudos sociais e diagnósticos, observados os protocolos sanitários estabelecidos, pode ser realizado evento monitorizado de avaliação(evento teste)
seguindo as normas dos municípios que mantenham a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid inferior a 50% por dias consecutivos.
As atividades letivas nas unidades de ensino públicas e particulares, poderão ocorrer de forma semipresencial nos municípios integrantes de Região de Saúde em que a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid se mantenha, por dias consecutivos, igual ou inferior a 75%, obedecendo a ocupação de 50% da capacidade das salas de aula.
Conquista
Em decreto publicado no dia 13 de agosto, válido até o dia 31, a Prefeitura de Conquista, estabeleceu que o transporte coletivo, shoppings Centers, bares e restaurantes passam a funcionar até a meia-noite. No caso dos bares, no máximo oito pessoas poderão sentar-se em até duas mesas juntas, além do distanciamento entre as mesas e as cadeiras. Já os serviços de delivery poderão atender 24 horas.
Academias e estabelecimentos voltados para a realização de atividades físicas, casamento, circos, parques de exposições, solenidade de formatura, museus, eventos científicos e/ou profissionais, cinemas, teatros e o Planetário Professor Everaldo Público de Castro funcionarão obedecendo à limitação de 50% da capacidade do local. Festas, shows e demais grandes eventos artísticos, não estão autorizadas.
Eventos litúrgicos poderão ocorrer no máximo de 70% da capacidade do local. Os protocolos sanitários devem ser seguidos, distanciamento social e uso de máscara. Fica proibido ainda, a proibição do consumo de bebidas alcoólicas em vias, praças e locais públicos.
Dados da covid-19.
Segundo o boletim municipal epidemiológico, divulgado na noite desta segunda-feira (23/08), nas últimas 24 horas, foram confirmados em Conquista 22 novos casos de covid-19. O total de casos contabilizados é de 34.645, destes 33.889 estão recuperados e 152 em recuperação, sendo 15 internados e 137 em tratamento domiciliar, outros 926 casos aguardam confirmação laboratorial. A taxa de ocupação dos leitos de Unidades de Terapia Intensivas (UTI’S) é de 46,7 %.