I Fórum Audiovisual do Interior Baiano começa nesta quarta (30)
O fórum será um espaço para refletir sobre a produção audiovisual e as políticas públicas para o cinema baiano 29 de agosto de 2023 Denilson SoaresDe 30 de agosto a 1° de setembro, acontecerá o I Fórum Audiovisual do Interior Baiano, promovido pelo Coletivo Setor Audiovisual do Sudoeste Baiano (SASB). O evento ocorrerá no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, em Vitória da Conquista.
Durante os três dias, o evento visa aprofundar a discussão sobre a produção audiovisual no interior, explorando diversidade de identidades, realidades e contextos presentes nos 27 territórios da Bahia.
Entre os participantes, estarão representantes do Ministério da Cultura, da Secretaria Estadual de Cultura da Bahia, emissoras de TV, universidades e diversos grupos ligados ao setor audiovisual. Também vai reunir profissionais, realizadores e instituições estaduais,
Na programação do I Fórum Audiovisual do Interior Baiano, estão discussões sobre a territorialização das políticas públicas, modelos produtivos, TV, Web TVS e plataformas de streaming, circuitos alternativos, formação e inovação e preservação e memória.
De acordo com o organizador do Fórum, o diretor, Daniel Leite, “embora os filmes realizados no interior ganhem prêmios em festivais, o Audiovisual do Interior ainda não tem políticas efetivas para garantir o seu desenvolvimento”. O diretor ainda ressaltou que fazer esse tipo de evento é importante para que as demandas desse setor sejam promovidas e fomentadas.
Lei Paulo Gustavo
Com a implementação da Lei Paulo Gustavo, que simboliza um marco de investimento na cultura brasileira, um total de R$3,8 bilhões foi destinado para estados e municípios. Mais de 70% desses recursos serão para o campo audiovisual, prevendo um crescimento para esse setor em regiões do interior do Brasil.
Na Bahia, os municípios além da Região Metropolitana de Salvador, tem assegurado mais de R$75 milhões para incentivar produções audiovisuais, estabelecer cinemas, apoiar cineclubes e aprimorar a capacitação audiovisual, por meio de editais que aguardam lançamento.
Na Bahia foram identificadas 706 empresas dedicadas ao audiovisual, abrangendo 23 territórios de identidade, conforme estudo conduzido pela empresa Bahia Filmes. O levantamento revela a presença de mais de dois mil organizações da sociedade civil (OSC) atuantes no setor em todos os territórios. Mas em contrapartida, segundo o levantamento, a Bahia apresenta apenas 131 salas de cinema distribuídas por 13 territórios.
Cine Madrigal
Um manifesto em apoio ao Cine Madrigal foi lançado pela SASB com o apoio de outras instituições. Fundado em 1968, o Cine Madrigal, ao longo de seus 37 anos, proporcionou momentos de entretenimento e enriquecimento cultural à comunidade conquistense, desempenhando um papel central como o principal local para o cinema na região. Desde “Titanic” até “Central do Brasil”, o Cine Madrigal teve um impacto significativo na cultura e economia da cidade.
Fechado desde 2007, o Cine Madrigal foi adquirido pela Prefeitura Municipal em 2015, sem previsão de reforma e de ser aberto novamente.
Segundo a organização, durante o fórum, haverá discussões sobre a necessidade e o planejamento para a restauração deste espaço, em colaboração com as autoridades estaduais e municipais. Além disso, será abordada a importância vital de revitalizar espaços culturais, como o Cine Madrigal, para promover a disseminação da produção audiovisual proveniente do interior.
Imagem em destaque: Ato 3 produções/Rebeca Reis