Incêndio destrói vegetação da Lagoa das Bateias
O fogo começou por volta das 12h e, até o final da noite, ainda havia fumaça e pequenos focos de incêndio 16 de setembro de 2021 Mikhaelle PiagioNesta quarta-feira, mais um incêndio foi registrado no Parque Municipal da Lagoa das Bateias. O fogo começou por volta das 12h e, até o final da noite, ainda havia fumaça e pequenos focos de incêndio.
De acordo com o 7° Grupamento dos Bombeiros Militares (GBM), no final da tarde, não havia mais risco aos moradores locais, mas que a corporação manteria o local monitorado.
Durante o dia, os bombeiros tiveram que utilizar pás, foices, facões e mochilas costais na tentativa de conter as chamas. A operação contou com o apoio de um carro pipa cedido pela Secretaria de Meio Ambiente do município e da colaboração de brigadistas voluntários.
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) informou que o incêndio foi controlado primeiro na parte próxima às áreas habitadas e que na parte interna houve dificuldade por causa da fumaça provocada pela queima das taboas e ventania.
Segundo a secretária da Semma, Ana Cláudia Passos, o maior prejuízo provocado pelo incêndio foi à fauna local, que abriga roedores, répteis e aves. “Fazemos um apelo à população para colaborar conosco a mitigar os incêndios que prejudicam a saúde da população e afetam à fauna e à flora local.”
Por volta das 22 horas, um leitor do Avoador enviou fotos à equipe de reportagem que apresentavam ainda pequenos focos de fogo e indícios de muita fumaça no local. O registro fotográfico foi realizado próximo a Lagoa das Bateias.
O Parque da Lagoa das Bateias, de 53 hectares, localiza-se na zona urbana de Conquista entre os loteamentos Santa Cruz, Terras do Remanso, Cidade Serra, Urbis II e III. Ainda não foi divulgada a dimensão da área atingida pelas chamas nem o que causou o incêndio. Há suspeita de que as chamas tenham sido provocadas em uma ação criminosa.
Causas do incêndio
Segundo matéria publicada no G1, os primeiros focos foram vistos na área de vegetação aquática – taboa, o que dificultou o acesso dos bombeiros no local para conter as chamas. Além disso, as chamas se espalharam rapidamente por causa do tempo seco e quente.
De dezembro de 2020 até setembro deste ano, mais dois incêndios atingiram o parque da Lagoa das Bateias. Foi registrado um incêndio criminoso em março de 2021 e outro em outubro de 2020. Ambos os episódios afetaram animais e a vegetação local.
Foto destacada: 7ºGBM/Vitória da Conquista