Inscrições de especializações no formato a distância da Uesb encerram dia 10 de julho

Serão ofertadas 150 vagas para Gestão Pública Municipal e o mesmo quantitativo para Gestão em Saúde 5 de julho de 2024 Redação

As inscrições para as especializações Gestão Pública Municipal e Gestão em Saúde da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), na modalidade de educação a distância, encerram na próxima quarta-feira (10/07). Ao todo, 300 vagas serão ofertadas, sendo 150 para cada curso. As atividades dos dois cursos estão previstas para iniciarem em setembro de 2024.

De acordo com o coordenador Geral do Cead (Centro de Educação Aberta e a Distância) e Uab (Universidade Aberta do Brasil) da Uesb, professor José Carlos Martins Oliveira, a universidade oferta cursos de pós-graduação na modalidade de educação a distância, apenas no contexto do Programa da Universidade Aberto do Brasil (Uab).  “As especializações que estão sendo ofertadas para o semestre 2024.2, visam a capacitação de agentes públicos municipais, estaduais e federais que atuam, prioritariamente, na gestão pública.”

As vagas disponíveis serão distribuídas entre candidatos dos municípios sede de polos educacionais, como Carinhanha, Itapetinga, Barreiras, Jequié, Macaúbas, Santa Maria da Vitória e Vitória da Conquista. Para realizar a inscrição, o candidato precisa ter concluído a graduação em instituição de ensino superior, devidamente autorizada ou reconhecida pelo INEP/MEC ou Conselho Estadual de Educação do Estado de origem, e ter conhecimentos básicos de tecnologias para o uso dos ambientes virtuais de aprendizagem. Para o curso de Gestão Pública Municipal, o candidato deverá possuir, prioritariamente, vínculo atual (efetivo ou temporário) em instituições públicas (municipal, estadual ou federal) localizadas nos municípios integrantes do território de identidade, contendo a cidade/polo de opção; para o curso de Gestão em Saúde, ser, prioritariamente, profissional da área da saúde com vínculo atual (efetivo ou temporário) em instituições públicas (municipal, estadual ou federal), pertencentes aos municípios que fazem parte do território de identidade, contendo a cidade/polo de opção do candidato. As vagas remanescentes, se houverem, poderão ser ocupadas por demais públicos, com ensino superior completo.

Mais informações podem ser obtidas no edital 154/2024, disponível no site da Uesb.

Educação a distância na Uesb

A Educação a Distância (EaD) na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) já tem 18 anos de existência, mais de sete mil estudantes e cursos em diferentes modalidades, como Licenciatura, Especialização Lato Sensu e Extensão.

A história da universidade na Educação a Distância (EaD) começou em 2006, a partir do consórcio com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), com o curso de Licenciatura em Física. Na ocasião foram disponibilizadas 90 vagas para o Estado da Bahia, em dois polos de apoio presencial situados nas cidades de Jequié e Vitória da Conquista.

Em 2007, por meio da parceria com o Instituto Anísio Teixeira (IAT), Secretaria de Educação a Distância (Seed), e o Ministério da Educação e Cultura (Mec), a Uesb ofereceu a Especialização Lato Sensu Mídias na Educação, sendo a primeira iniciativa para formação continuada de professores em exercício na Educação Básica. O curso foi ofertado em três edições no formato modular e contou com a parceria da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

O credenciamento da Uesb na modalidade de educação a distância aconteceu quatro anos depois, em 2010, por meio da Portaria de Nº 1.369, de 7 de dezembro de 2010, passando a integrar o Programa Sistema Universidade Aberta do Brasil (Uab), vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O Programa Uab foi instituído pelo Decreto 5.800, de 8 de junho de 2006, tendo como um dos seus objetivos expandir e interiorizar a oferta de cursos superiores (graduação e pós-graduação) na modalidade EaD do sistema público de ensino superior, visando atender, preferencialmente, residentes dos municípios interioranos que não possuem acesso a universidades.

Entre 2010 a 2022, o setor de educação a distância da Uesb atendeu uma demanda de cerca de 6.000 alunos que participaram de cursos em diferentes modalidades, como em Especialização Lato Sensu, Extensão e Graduação.

Foto: Freepik (free)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *