Inscrições de simpósios do VI Seminário Internacional Desfazendo Gênero encerram nesta sexta (31)
O seminário de 2023 é o primeiro a ser realizado após a pandemia da covid-19, o último foi em Florianópolis 27 de março de 2023 Victória Meira AmaralEntre os dias 10 e 14 de novembro de 2023, a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), em Vitória da Conquista, sedia o VI Seminário Internacional Desfazendo Gênero. As inscrições das propostas de simpósios temáticos do evento vão até dia 31 de março.
De acordo com o presidente da Comissão Organizadora, o professor Marcus Lima, o seminário é realizado desde 2015 no Nordeste, tendo já passado por diversos lugares antes da pandemia, como Campina Grande, e busca debater e fazer o compartilhamento dos estudos de gênero, narrativas queer e demais trabalhos nesse mesmo sentido. “O evento de 2023 é o primeiro pós-pandemia e será totalmente presencial. Como a Uesb tem uma política de inclusão e diversidade, possuindo inclusive uma pró-reitoria (Proapa – Pró-Reitoria de Ações Afirmativas) voltada pra isso, acho que é natural acontecer um evento desse na universidade. Trazer isso pra Uesb dá uma outra dimensão para essas discussões sobre gênero, principalmente desfazer gêneros que o evento se propõe a fazer.”
O Seminário Internacional de Gênero tem reunido pessoas de diferentes formações e perfis, principalmente estudantes, pesquisadores, professores, artistas e ativistas que estejam interessadas em estudos da temática de gênero. Além desse público, Marcus ressalta que o evento tem ainda como mérito promover o engajamento na temática de autoridades locais, como sindicatos, Câmara de Vereadores e prefeituras.”
Na programação estão previstas atividades culturais e os simpósios temáticos, que podem ser propostos por qualquer pessoa ou grupo interessado em discutir a temática do gênero. Neles, o organizador é o responsável por trazer um palestrante, divulgar o simpósio, receber os trabalhos e também cuidar da apresentação dos mesmos. Entre as temáticas transversais que dialogam com o evento estão estudos de gênero, narrativa de vida, performances, artes e educação, estudos queer, subalternidades e pós-colonialidades.
Além da Uesb, que é a responsável por sediar presencialmente as atividades do evento, também estão na organização professores da UFBA (Universidade Federal da Bahia). Para saber sobre as novidades do evento, siga o perfil do Instagram do Lalidis (Laboratório de Linguagens e Diversidade Sexual), e para fazer a inscrição dos simpósios, veja a página do seminário no site da Uesb.
Imagem destacada: Pexels.