Inscrições para o grupo gestor da Praça CEUs J. Murilo encerram nesta segunda, 3
Espaço integra atividades socioculturais e assistenciais para a comunidade conquistense desde 2016 2 de setembro de 2018 Da RedaçãoEstão abertas até esta segunda, 3, as inscrições para a formação do novo grupo gestor do Centro de Artes e Esportes Unificados J. Murilo, em Vitória da Conquista. Para se candidatar, os interessados precisam ter mais de 18 anos, morar na zona urbana ou representar a sociedade civil organizada por meio de associação de moradores ou ainda participar de organizações civis, instituições, entidades e movimentos sociais.
A função do grupo gestor do espaço é promover ações de forma voluntária com a Prefeitura Municipal que colaborem para a sua gerência, que inclui o planejamento participativo dos usos e da programação, fortalecendo o protagonismo da comunidade. Entre as suas competências, estão a garantia do envolvimento da comunidade nas atividades do Centro, a articulação com as demais instâncias de participação popular do município, a divulgação das suas atividades, o apoio, planejamento e execução da sua programação, entre outras.
A gestão tem composição tripartite, contando com representantes da comunidade do entorno do espaço; da sociedade civil organizada; e do poder público local. A eleição acontece na próxima quinta, 6, em assembleia marcada para às 19 horas. Já a inscrição para participar do processo eleitoral deve ser realizada no próprio Centro, em horário comercial. Confira todos os detalhes no Edital.
Sobre o espaço
Conhecido como Praça CEUs, o Centro de Artes e Esportes Unificados é um equipamento público estatal, instalado em áreas de vulnerabilidade social, que integra atividades socioculturais e assistenciais, recreativas, esportivas, de formação e de qualificação. Em Conquista, ele se localiza na Rua Joana Angélica, bairro Alto Maron, e foi inaugurado em janeiro de 2016.
Gabriela Pereira, que coordena grupos e coletivos artísticos no espaço, destaca a importância da comunidade conquistense ocupar o espaço através da participação no grupo gestor. “Uma das coisas mais importantes que eu aprendi no teatro é a necessidade de ocupar os espaços vazios com nossos corpos e nossas presenças. Quando cheguei na praça CEU com o projeto Teatro Vocacional, a ideia era justamente ocupar o espaço da Praça CEUs J Murilo de forma permanente e constante. Eis que agora chega a hora de tomar de assalto o que é nosso. A ideia de gestão do Centro parte da premissa de intensa participação da comunidade e dos movimentos sociais e culturais”, afirma.
Foto de capa: Ascom/PMVC.