Itamar Vieira Junior participa da Filgê 2023
O escritor esteve participando de uma mesa com Gal Pereira sobre sonhos, crenças, identidade racial e as trajetórias dos dois artistas 22 de agosto de 2023 Jenifer VitalNo último domingo (20/08), a Fligê realizou a mesa “Arar letra, salvar terra e corpo”, que contou com o escritor, Itamar Vieira Junior, responsável pela premiada obra Torto Arado, e a atriz quilombola, Gal Pereira. A mediação foi de Jamile Borges, e o bate-papo trouxe discussões sobre sonhos, crenças, identidade racial e as trajetórias dos dois artistas.
Nesse encontro, as palavras e as músicas se entrelaçam, criando uma atmosfera que alimentava a mente e o espírito de todos os presentes. A conversa se desdobrou entre os territórios da resignificação e a exploração das divisões entre pessimismo e esperança presentes nas obras “Tordo Arado” e “Salve Fogo”. “A história desses livros aponta para um caminho da esperança, mas não a normal, a esperança que somos o que queremos o que o mundo seja”, disse o escritor.
A discussão abriu espaço para a quebra das correntes de um ciclo, para olhar além das narrativas limitadas e para trazer à tona a verdadeira essência da história do Brasil. “Sem entender o passado do Brasil, a gente não vai vivenciar uma história diferente”, destacou Itamar.
No palco, Gal se sentiu escolhida para compartilhar sua história e inspirar as pessoas a buscarem seus sonhos. “Eu sinto que fui escolhida para passar tudo que já passei. Quando eu estou nos palcos da Europa eu não estou só, estou com os meus. O meu sonho é para que os meus possam aceitar que a vida pode ser muito mais do que ser mãe, trabalhar na casa dos outros.”
Para finalizar, a mesa contou com uma apresentação musical de Gal Pereira e seus irmãos. Ao longo da apresentação, a plateia mergulhou nas palavras compartilhadas por ambos.