Jornalismo e Tecnologia são temas do Encontro de Integração em Jornalismo desta terça (22)
As palestrantes foram as jornalistas Cristiane Tavares e Carolina Coelho 22 de agosto de 2023 Gabriela Nascimento e Jenifer VitalNesta terça-feira (22/08), a partir das 8h40, ocorreu o Encontro de Integração em Jornalismo , no auditório 1 do Luisão, com a mesa Jornalismo e Tecnologia, que contou com a presença das jornalistas Cristiane Tavares e Carolina Coelho. Estudantes, professores e profissionais da comunicação estiveram presentes no evento.
A abertura oficial foi realizada pelas coordenadoras do curso de Jornalismo da Uesb, Flávia Mota e Carmen Carvalho – que ainda ministrou a primeira palestra que tratou de Formação e Saúde. A professora destacou estratégias para os estudantes investirem no aprendizado intelectual, técnico e no conhecimento pessoal durante o período que estiverem na universidade.
No segundo momento do evento, a jornalista Cristiane Tavares, graduada em Comunicação Social pela Uesb, atualmente trabalha como jornalista no setor público. Também possui mestrado em Comunicação Digital e Editorial pela Universidade de Toulon, na França. A jornalista enfatizou a importância da sua experiência de mestrado e agora do doutorado fora do Brasil. Na palestra, apresentou a sua pesquisa de doutorado que faz a correção entre as tecnologias de comunicação e conexão disponibilizadas por prefeituras francesas e a democracia participativa. “A comunicação pública na França é descentralizada do governo, é a tecnologia é evolução da atividade da comunicação dentro do setor público, o que aumenta o engajamento da população na participação cidadã.”
A segunda palestrante foi a jornalista Carol Coelho, formada em Jornalismo pela Uesb. Ela é especialista em Marketing de Conteúdo e Relacionamento Digital em Comunicação Territorial, concentrando-se na participação cidadã por meio das tecnologias digitais. Ela compartilhou suas experiências profissionais na área das mídias digitais, trazendo dados sobre o uso de plataformas como o Instagram e Facebook. Na palestra, ela explicou o diferencial da atuação dos jornalistas nas redes sociais e a necessidade de cada profissional buscar se especializar em determinado para atuar no mercado. “Essa questão das novas tecnologias abre um leque de possibilidades para que o jornalista possa estar no mercado de trabalho como um curioso e um produtor de notícias locais. Atuar como social mídia tendo um referencial do jornalismo me dá muita segurança no conteúdo que eu produzo, o que me permite trabalhar essa informação de um modo mais comercial sem perder os referenciais da ética.”
Ao final do evento, houve ainda a apresentação musical do estudante Rodrigo Rocha. O evento também está promovendo uma ação social que consistia na troca de alimentos por uma caneca da empresa Tribalismo.
Nesta quarta-feira (23/08), a programação do Encontro de Integração de Jornalismo contará com duas mesas: “Do impresso ao digital: experiências de um jornalista” e “Assessoria de Comunicação”, com os palestrantes os jornalistas Pablo Pires e Lucineia Cibele Costa, a partir das 8h30, no auditório 1 no módulo Luizão.