Luciana Silva é anunciada como pré-candidata a vice-prefeita na chapa de Waldenor Pereira (PT)

A divulgação foi oficializada em coletiva de imprensa realizada no Hotel Íbis, nesta sexta-feira 7 de junho de 2024 Rafaella Leite

A Frente Partidária União e Reconstrução anunciou, nesta sexta-feira (07/06), a pré-candidatura da advogada e professora Luciana Silva à vice-prefeitura de Vitória da Conquista. O anúncio aconteceu em coletiva de imprensa realizada no Hotel Íbis.

A coligação, composta pelos partidos PT, PCdoB, PV, PSD e PSB, será representada nas eleições municipais de outubro pelo deputado Waldenor Pereira (PT) e pela advogada Luciana Silva (PSB). Luciana Silva é presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção de Vitória da Conquista desde 2022, tornando-se a primeira mulher a ocupar o cargo na cidade. Ela é professora do curso de Direito da Uesb há 21 anos e é reconhecida na região pelas lutas relacionadas às pautas femininas. Luciana é graduada em Direito pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e possui mestrado e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Em 2006, foi advogada do Centro de Referência Albertina Vasconcelos, parte da Rede de Atenção à Mulher em Situação de Violência na cidade.

Após o anúncio, a dupla se junta à disputa eleitoral com chapa liderada pela vereadora Lúcia Rocha, do MDB, ao lado do parlamentar Marcus Vinícius (PODE), além das chapas da atual prefeita Sheila Lemos (UB) e do advogado Marcos Adriano, filiado ao Avante. Ambos ainda não anunciaram os(as) pré-candidatos(as) a vice-prefeito(a) em suas respectivas chapas.

Processo eleitoral

Em 2024, as eleições municipais acontecerão em todo o país. O primeiro turno do pleito está marcado para 6 de outubro e, caso haja segundo turno, este ocorrerá até o dia 27. A votação será aberta a partir das 8h da manhã, com encerramento às 17h.

Vitória da Conquista possui o terceiro maior colégio eleitoral da Bahia, com três zonas eleitorais, 143 locais de votação e 759 seções eleitorais. De acordo com os dados registrados no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) em 2022, cerca de 250.908 pessoas estavam aptas a votar no município.Deste total, as mulheres representam 54% do eleitorado e os homens 46%, sendo respectivamente, 135.540 eleitoras e 115.368 eleitores do sexo masculino. Ao todo, 112 eleitores utilizaram nomes sociais em seus títulos. Os dados de 2024 ainda não estão disponíveis.

Fotos: LinkNews

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *