Luto: Morre professor do curso de Jornalismo, José Luis Caetano da Silva
7 de fevereiro de 2024 RedaçãoNesta quarta-feira (07/02), morreu o professor do curso de Jornalismo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), campus de Vitória da Conquista, José Luis Caetano da Silva. Ele, formado em Sociologia pela UFRJ, era professor da instituição há 23 anos e estava afastado das atividades acadêmicas por motivo de doença.
O Colegiado de Jornalismo informou sobre o falecimento aos estudantes e professores do curso hoje no final da tarde. Na oportunidade, o quadro docente se solidarizou com a família e agradeceu a “contribuição do professor à educação superior”.
A Uesb decretou luto por três dias nos três campi, Vitória da Conquista, Jequié e Itapetinga, a partir do dia 8 de fevereiro. Em Conquista, estarão suspensas também as atividades acadêmicas e administrativas nesta quinta-feira. A instituição também afirmou que custeará as despesas do enterro do professor Caetano.
O velório do será nesta quinta-feira (08/02), no Salão da Pax Nacional,na Rua Olavo Bilac, número 4, das 8h às 11h. O sepultamento será no Cemitério Campo da Paz, às 11 horas.
TRAJETÓRIA
Caetano da Silva é bacharel em Ciências
Sociais pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), turma 1991). Também especialista em Antropologia pelo Programa de Pos Graduação em Antropologia Social (PPGAS) do Museu Nacional MN UFRJ, no ano de 1995, e mestre em
Sociologia/Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), Universidade Federal da Bahia (2001), onde, também cursou doutorado (inconcluso) de 2003 a 2008.
Sua atuação acadêmica estava voltada à Antropologia, com ênfase em Antropologia Urbana, Antropologia Organizacional e
Etnologia Indígena, principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, trabalho de campo, Estado nacional brasileiro, Pataxó meridionais e teoria antropologica. Membro estudante da Associação Brasileira de Antropologia (Aba)desde 2006. Era ainda líder do Núcleo de Estudos em Comunicação, Culturas e Sociedades (NECCSos) desde 2003 e membro do Núcleo de Estudos em Trabalho política e Sociedade (NETPS) desde 2001.