Morre Meirilane Rodrigues Maia: uma referência do Departamento de Geografia da Uesb
Com pós-doutorado em Geografia, Meirilane fazia parte do programa de Pós-Graduação da área de Geografia e era docente titular do Departamento de Geografia. 3 de junho de 2024 Marco RyanNeste último domingo (02/06), a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) perdeu um membro do seu corpo docente, a professora do curso de Geografia, Meirilane Rodrigues Maia. A morte foi provocada por um câncer, que estava em tratamento há dois anos.
Mais conhecida por professora Meire, ela era mestre pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e tinha doutorado e pós-doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (Ufs). Sua docência na Uesb começou 1993, como professora substituta, sendo efetivada em um concurso público dois anos depois no curso de Geografia.
Em 2016, Meire passou a atuar como docente permanente no programa de Pós-Graduação da área de Geografia da universidade. Atualmente já estava no mais alto nível da carreira docente, ocupando a vaga de titular do Departamento de Geografia.
Meirilane Rodrigues nasceu em Baturité, Ceará, no dia 23 de setembro de 1964. Seu sepultamento e velório ocorreu em Vitória da Conquista, Bahia, no mesmo dia do falecimento. Em nota, a Uesb decretou três dias de luto oficial, prestou sentimentos à família pela perda e agradeceu à docente pelos anos dedicados à Universidade.