Núcleo da Uesb realiza curso para combater o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes
O público-alvo são os estudantes do Ensino Médio, entre 14 e 18 anos. 20 de maio de 2022 Malu LimaEntre os dias 23, 24 e 25 de maio, acontecerá o evento “Ação Integrativa do NDCA – Maio: mês do combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes”, no Colégio Estadual José Sá Nunes, em Vitória da Conquista, a partir das 8h 30. O público-alvo são os estudantes do Ensino Médio, entre 14 e 18 anos.
A iniciativa é do Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente (NDCA) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e busca promover a conscientização sobre a problemática, por meio da realização de atividades educativas. A expectativa é atender cerca de 500 adolescentes.
A escolha da realização na próxima semana está relacionada ao Dia do Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que foi definido para 18 de maio. O dia foi estabelecido em memória ao caso Araceli: uma criança brasileira de oito anos, assassinada em 18 de maio de 1973, cujo corpo foi encontrado desfigurado e com marcas de violência e abuso sexual.
O NDCA é um projeto de extensão do curso de Direito da Uesb e atua em prol da defesa dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes em situação de violência no município de Vitória da Conquista. O projeto oferece atendimento especializado para crianças, adolescentes, familiares e responsáveis. Para isso, conta com uma equipe multidisciplinar, contendo advogados, psicólogos, assistentes sociais e estudantes da Uesb.