Postos de saúde ficam abertos até as 17h neste sábado para a Campanha de Vacinação

A campanha é voltada para crianças menores de cinco anos e para adolescentes menores de 15 anos que ainda não estão com a caderneta vacinal completa 17 de outubro de 2020 Sara Dutra

Neste sábado (17/10), todas as unidades de saúde de Vitória da Conquista estarão abertas, das 8h às 17h, para o dia “D” da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e também da Campanha de Multivacinação, destinada à caderneta de crianças e adolescentes.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite é voltada para crianças menores de cinco anos, já a Campanha de Multivacinação engloba crianças e adolescentes menores de 15 anos que estiverem com a caderneta vacinal incompleta.

O Dia D de mobilização nacional permite que todas as pessoas tenham acesso às vacinas do calendário nacional gratuitamente. Com esta campanha, é possível evitar doenças como sarampo, febre amarela, caxumba, etc. Segundo o Ministério de Saúde, o número de pessoas não vacinadas tem crescido muito ultimamente. “Como consequência, doenças que já estavam eliminadas no Brasil voltaram a ser um problema para a saúde de todos, como o sarampo, por exemplo”, destacou nota do MS enviada à Agência Brasil.

Ainda de acordo com o ministério, em 2019, 7,7 milhões de crianças e adolescentes menores de 15 anos não foram vacinadas contra a febre amarela, como 24,8 milhões de pessoas nessa idade não vacinaram contra a Hepatite B. Na vacina contra HPV, voltada para meninas de 9 a 15 anos, apenas 73,6% tomaram a primeira dose, já no caso da segunda dose, apenas 46% foram vacinadas.

No atual contexto da pandemia da covid-19, é importante que todos estejam imunizados e com a caderneta vacinal completa. Durante a vacinação, a Secretaria de Saúde de Conquista pede que todos respeitem as recomendações para evitar o contágio da doença, como o distanciamento social nas filas, o uso da máscara e do álcool em gel ao comparecer nos postos de saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *