Proapa da Uesb define dois espaços para o Naipd após denúncia ao MP da mudança de sede

A Pró-Reitoria informou os serviços do setor serão divididos entre o espaço original e o prédio da Coapa 30 de abril de 2025 Luísa Pereira e Sofia Rezende

Após denúncia dos estudantes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) ao Ministério Público no dia 14 de abril, a Pró-Reitoria de Ações Afirmativas, Permanência e Assistência Estudantil (Proapa) apresentou informações sobre as mudanças na localização do Núcleo de Ações Inclusivas para Pessoas com Deficiência (Naipd) no campus de Vitória da Conquista.

De acordo com estudante com deficiência do curso de Jornalismo, Edicley Mota, as conversas com os estudantes atendidos pelo Naipd iniciaram após os universitários afetados solicitarem uma reunião com a Pró-Reitoria.“Eu acredito que, como atendido, tem sido de suma importância participar dessas conversas, e uma das minhas reivindicações como estudante assistido é para além de participar das conversas, que possamos também participar das tomadas de decisões no que diz respeito ao núcleo”.

Após uma reunião final com os atendidos do Naipd Conquista, foi definido quais serviços permanecerão no espaço original e quais serão transferidos para o novo prédio da Coapa. Também foi decidido a formação de uma comissão com representantes dos estudantes e servidores do setor, encarregada de elaborar um plano de acessibilidade para o novo prédio, considerando que, embora o interior do módulo atenda aos critérios de acessibilidade, o acesso externo ainda apresenta limitações que precisam ser corrigidas.

Em uma nota enviada via e-mail à comunidade universitária, a Proapa justifica que as recentes mudanças implementadas respondem a solicitações frequentes da equipe do setor, devido ao crescimento expressivo no número de atendidos. Porém, o setor reconheceu falhas na condução do processo de mudança, apresentou desculpas aos envolvidos e se dispôs a ouvir as propostas do grupo afetado.

Histórico do caso 

No dia 22 de abril, o Site Avoador publicou uma matéria evidenciando a indignação dos estudantes com deficiência com a decisão de mudança do Naipd para o antigo prédio da Reitoria, o atual Módulo da Coordenação de Acessibilidade, Permanência e Ações Afirmativas (Coapa) no dia 09 de abril. Na manhã do dia 10 de abril, os estudantes com deficiência foram surpreendidos com os materiais e equipamentos da antiga sala transferidos para o novo local. No dia 16 de abril, os estudantes receberam um e-mail do Naipd para uma reunião para tratar de ajustes do novo local. Não houve avanços nesse encontro. Após tentativas de negociação, os discentes montaram uma comissão com quatro pessoas para formalizar a denúncia no Ministério Público no dia 14 de abril.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *