Professores da rede municipal de ensino protestam no Centro de Conquista

Ato integra as mobilizações da categoria em prol da campanha salarial 2018 26 de julho de 2018

Cerca de 100 professores da rede municipal de ensino realizaram protesto na tarde dessa quarta-feira, 25, contra os baixos salários e a interrupção das negociações com a Secretaria de Educação. Eles saíram da Câmara Municipal de Vereadores e foram até o Terminal de Ônibus Lauro de Freitas, no Centro de Vitória da Conquista. Durante o trajeto, tiveram apoio da população, da Associação dos Docentes da Uesb (Adusb) e do Sindicato dos Taxistas de Vitória da Conquista (Sincavir).

Sindicato dos Professores Municipais questiona falta de reconhecimento dos profissionais da educação em Vitória da Conquista. Foto: Avoador.

De acordo com a presidente do Sindicato dos Professores Municipais (Simmp), Ana Cristina Novais, a ação integra as mobilizações em prol da campanha salarial 2018. Durante as negociações, a Prefeitura Municipal ofereceu proposta de reajuste de 2,76% para o Piso do Magistério, mais de 4% a menos que a determinação do Ministério da Educação (Mec) para o Piso Nacional, segundo informações divulgadas no site do Simmp. “É lamentável a posição da Prefeitura, [que] fecha o diálogo e ameaça o servidor”, disse. Para reivindicar seus direitos, a categoria está em greve desde o dia 18 de julho.

Apesar do desinteresse da Prefeitura com as demandas dos professores municipais, o movimento encontra apoio de outras maneiras. Ana Cristina afirma que o Sindicato promoveu reuniões com assessorias jurídicas de movimentos sociais da cidade e tem obtido boa resposta dos pais dos alunos e da comunidade envolvida.

A mobilização segue promovendo visitas à escolas e creches nesta quinta, 26, e ato público na sexta, 27, às 8h30, na praça 9 de Novembro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *