Programa estadual Mais Estudo está com as inscrições abertas
Governo do estado abre edital de monitoria para estudantes do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Profissional 3 de março de 2021 Gabriela SouzaNesta terça-feira (02/03), abriram as inscrições do Programa Mais Estudo. Os estudantes da rede estadual podem se candidatar para as disciplinas de Matemática, Língua Portuguesa e Educação Científica da Educação Básica.
Serão selecionados dois monitores por turma, dentro das escolas da rede estadual de ensino.
Durante o período de vinculação ao programa, os monitores receberão uma bolsa no valor de R$ 100,00. O processo seletivo ocorrerá de 15 a 26 de março.
Para participar da seleção, o estudante não precisará ir até a escola, porque serão selecionados alunos dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 1ª a 4ª séries do Ensino Médio e da Educação Profissional, com média final maior ou igual a oito (8,0), no ano letivo ou trimestre anterior ao da seleção e que estejam regularmente matriculados na escola em que acontecerá a monitoria.
Nas unidades em que o número de vagas seja superior aos de alunos com média final maior ou igual que oito, serão considerados aptos aqueles alunos que tenham nota igual ou maior que sete (7,0).
Os estudantes também precisam cumprir com outros critérios para a seleção como: possuir Cadastro de Pessoa Física (CPF) regularizado, dispor de oito horas semanais, conforme o calendário definido pela gestão e Coordenação Pedagógica da escola, além de não estar atuando em nenhuma outra monitoria. O aluno também deverá verificar se o nome está na lista de pré-habilitado divulgada no site do Sistema de Gestão do programa.
Cada unidade escolar será responsável por constituir uma comissão de seleção dos monitores e organizar a distribuição dos grupos de estudo em cada turma que ficará sob responsabilidade do monitor, considerando as diretrizes da Secretaria Estadual de Educação e Cultura. A distribuição de cada grupo de estudo será especificada no Documento de Orientações Pedagógicas do Programa Mais Estudo.
Segundo o secretário de Educação da Bahia, Jerônimo Rodrigues, “o Mais Estudo se soma às políticas para a juventude já desenvolvidas pelo governo do Estado e sua ampliação integra o conjunto de ações pensadas para o ano letivo 2020/2021. O programa começou de forma piloto, em 2019, com a oferta de 10 mil vagas. Agora, já é uma política pública de Estado e vai ofertar 52 mil vagas de monitoria. Isso só ressalta o compromisso do governador Rui Costa com a Educação”.
Fonte/foto: Portal Oficial do Estado da Bahia