Projeto da Uesb conscientiza crianças e adolescentes sobre o papel ecológico das abelhas
Iniciativa ocorre no Meliponário da Uesb 28 de abril de 2025 Pedro Meireles e Letícia VilasboasO “Educando com Abelha Sem Ferrão” é um projeto criado em 2024 pelos Departamentos de Fitotecnia e Zootecnia (DFZ) e de Ciências Naturais (DCN) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). O projeto é coordenado pela professora Cinthia do Departamento de Fitotecnia e Zootecnia (DFZ) e tem a colaboração da professora do curso de Biologia da Uesb, Raquel Pérez Maluf.
Com o objetivo de promover a conscientização sobre o papel ecológico das Abelhas Sem Ferrão (ASF), a iniciativa visa a preservação da espécie e a aproximação de crianças e adolescentes com a biologia. A professora Raquel Pérez Maluf explicou que o projeto conscientiza sobre a cooperatividade das abelhas. “Com as abelhas sociais compreendemos a importância da cooperação, da divisão de tarefas na comunidade e da dependência que todos temos de um ambiente saudável, sem poluição”, disse ela.
O “Educando com Abelha Sem Ferrão” atende principalmente os alunos de Ensino Fundamental e Médio, abordando a morfologia, o comportamento social e a relação das abelhas com as flores. O processamento do mel produzido no Meliponário também é apresentado. Docentes e discentes também estão envolvidos no programa, que conta com visitas guiadas ao Meliponário da Universidade e acompanhamento da produção do mel e pólen, promovendo a aprendizagem sobre esses insetos.
As Abelhas Sem Ferrão são mais adaptáveis ao clima tropical e mais resistentes a pragas e doenças. A espécie também amplia os serviços de polinização de plantas e produz diversos tipos de mel. Entretanto, segundo a Associação Brasileira de Estudo das Abelhas, nos últimos anos ela tem sofrido uma exploração predatória por meleiros, com a retirada do mel sem o manejo correto e consequente destruição das colônias.
Para participar do itinerário oferecido pelo projeto, as escolas interessadas devem agendar visitas preenchendo o formulário disponível aqui. Mais informações sobre o Educando com Abelha Sem Ferrão são disponibilizadas no Instagram @educaabelha.