Projeto Mãos que Reciclam recolhe 2,4 toneladas de resíduos na 18ª edição do Fib 2024
Iniciativa sustentável da Defensoria Pública da Bahia mobiliza 32 catadores para a coleta e reutilização de materiais recicláveis 26 de agosto de 2024 Por Rafaella LeiteO projeto Mãos que Reciclam coletou 2,4 toneladas de material reciclável durante a 18ª edição do Festival de Inverno Bahia, realizada entre os dias 23 e 25 de agosto, no Parque de Exposições Teopompo de Almeida, em Vitória da Conquista. Este foi o oitavo ano de participação do projeto no evento.
O Recicla Conquista surgiu em em 2016, sendo uma ação da Defensoria Pública da Bahia. Seu intuito é gerar renda para trabalhadores a partir do recolhimento de materiais como papelão, caixinhas, garrafas PET, latinhas e plásticos em ecopontos de Vitória da Conquista. Também busca promover práticas sustentáveis entre a população. A iniciativa conta com 32 catadores mas apenas 12 participaram da coleta no Fib de 2024.
De acordo com a coordenadora da Regional de Vitória da Conquista, Kaliany Gonzaga, em entrevista ao Avoador em 2023, há uma parceria entre o projeto e o festival. “Percebemos um grande esforço do festival para montar uma estrutura adequada para os catadores e para sensibilizar o público sobre a sustentabilidade.”
A coleta ocorreu em diversos pontos das ativações do evento e os materiais foram encaminhados para o estande da empresa Chiachio, responsável pela triagem, reutilização e comercialização dos resíduos. Além disso, o público contribuiu ativamente, depositando resíduos em locais previamente definidos.
O tesoureiro do projeto, Hernani Santos, destacou a importância social da iniciativa tanto para os catadores quanto para a comunidade. “Participamos do Festival de Inverno, ajudando a limpar o meio ambiente e a conscientizar as pessoas”, ressaltou.
Além de promover ações educativas, o projeto também contribui para o exercício da cidadania. Segundo a Defensoria Pública, os resultados do Mãos que Reciclam foram tão positivos que a DPE/BA integrou o projeto em sua política Social Ambiental sendo expandida para mais 30 cidades da Bahia, incluindo Feira de Santana, Salvador, Ilhéus, Itabuna, Santo Antônio de Jesus e Eunápolis, entre outras.