Público lota o Shopping Boulevard para participar do Anicon 2022

Entre as atividades que marcaram o evento, destaque para o concurso Cosplay e a apresentação do dublador do Rony Weasley, Charles Emmanuel 26 de setembro de 2022 Malu Lima e Rebeca Spínola

Após três anos sem o festival Anicon em Vitória da Conquista, por conta da pandemia da covid-19, mais de 2,5 mil pessoas, entre adultos, jovens e crianças, compareceram ao Shopping Boulevard para conferir as atrações da sexta edição do evento, nos dias 24  e 25 de setembro. Foram mais de 17 atividades interativas entre o palco K-pop Fasa, o CCAA Play e os stands distribuídos pelo local. 

No sábado, houve a apresentação do ator e dublador Charles Emmanuel, conhecido por dar voz ao personagem Rony Weasley, da Saga Harry Potter. Ele contou a sua trajetória como dublador, destacando os personagens mais conhecidos, como o Ben da franquia Ben 10, Joffrey Baratheon de Game Of Thrones e Magnus Bane de Shadowhunters. “Achei o evento muito animado. Agradeço de coração a todos que vieram e pediram para que eu estivesse aqui”, disse. Ele encerrou sua participação no evento em uma sessão de fotos e autógrafos com seus fãs. 

No domingo, o destaque foi o tradicional concurso Cosplay, que contou com mais de 90 cosplayers inscritos. Eles foram avaliados pelas cosplayers profissionais Magic Phyra e Luisa Pachecod e pelo publicitário conquistense, Rubens Freitas. Os vencedores do concurso de cosplay e concurso de performance ganharam R$ 500,00 e R$ 800,00, respectivamente.

Houve ainda um outro desfile de Cosplay livre onde não houve competição. Nesse desfile, algumas pessoas que foram caracterizadas de seus personagens favoritos, aceitaram desfilar no palco Boulevard. Da mesma forma aconteceu o desfile de Cosplay Kids, que reuniu, no mesmo palco, mais de 30 crianças caracterizadas. Já no palco K-pop Fasa, aconteceu o Concurso K-Pop, nas categorias solo e grupo com diversas apresentações.

Também no último dia aconteceu um bate-papo com as cosplayers e influenciadoras digitais Magic Phyra que veio de Belo Horizonte, Minas Gerais, e Luisa Pachecod, Maceió, Alagoas. Elas contaram ao público como iniciaram os trabalhos como profissionais e tiraram algumas dúvidas dos fãs sobre o trabalho que realizam, dando orientações de como lidar com a timidez e como começar a fazer cosplay, com pouco dinheiro. “Você não precisa gastar muito no início, pode começar usando peças emprestadas e que customiza em casa”, pontuou Luisa. “Cosplay é você estar representando um personagem e não ser um sósia. O cosplay se adapta a você e não o contrário”, acrescentou Phyra. As influenciadoras disseram que ficaram surpreendidas pela quantidade de pessoas no Anicon de Conquista e que consomem cultura pop. Ambas que vieram de capitais brasileiras, afirmaram que o AniCon ainda é maior que muitos eventos que elas já participaram nas capitais.

O AniCon também contou com apresentações musicais. O sanfoneiro Denilson Felix que encerrou o primeiro dia do evento,  animou os fãs com o forró dos otakus, onde ele mesclou o forró com músicas presentes nos animes, animação japonesa que é grande sucesso entre o público AniCon. Já o vocalista da banda Random Sentai, Murangoo Baiano, abriu o segundo e último dia de festival com os maiores hits dos animes. Entre as canções, Murangoo fez o público vibrar com  a música “Sorriso resplandecente”, da animação japonesa “Dragon Ball Z”. 

Atividades extras

No festival, o público ainda pôde se entreter com as atividades oferecidas pelos patrocinadores nos estandes do evento. Entre eles, o do stand da loja MG Informática, onde era possível aproveitar para jogar em um PS5 e um Xbox; e no da empresa de internet He-Net, que permitia ao público  gravar vídeos em 360º e tirar fotos em sua área instagramável. 

A exposição tecnológica do stand da Casa da Robótica também chamou a atenção do público. Nele era apresentada algumas peças eletrônicas em que o público também poderia “brincar”, como uma roleta que era ativada por meio da aproximação de uma lanterna ao seu sensor, após a ativação, a pessoa poderia ganhar um prêmio, onde a roleta parasse. No mesmo espaço, houve ainda uma competição entre as equipes conquistenses de robótica. Os times, que compostos por estudantes de diversas escolas da cidade, preparam um protótipo de robô para completar o trajeto da competição.

Além disso, haviam outras exposições como uma exposição de quadrinhos e peças marcantes de franquias, como  da Marvel, Senhor dos Anéis e Star Wars. Próximo aos stands estavam também algumas áreas de interatividade, como Área freeplay com videogames, Área de Swordplay, Área de Ilustração, Artesanato e Tatuagens e Área de RPG.

Outro local do festival foi o da Escola Sesi, que levou microscópios para observação de amostras biológicas e alguns computadores com jogos interativos. O objetivo da exposição foi despertar nos estudantes o interesse pela ciência.

Histórico

O AniCon Festival de 2022 já está em sua sexta edição. Surgiu em 2016 com a proposta de aproximar o público local da cultura pop mundial e oriental, como k-pop e super heróis. Em 2020 e 2021, o evento não foi realizado por conta da pandemia da covid-19. “É uma alegria poder retornar com o festival, e este ano de 2022, tivemos um evento cheio, pois o pessoal está sedento pelo AniCon”, enfatizou uma das organizadoras do evento, Renata Cavalcante. 

Os ingressos do AniCon foram convertidos em arrecadação de alimentos, os quais juntamente com a entrada social, foram revertidos para o projeto social Alimenta Conquista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *