Receita liberou hoje consulta da restituição do Imposto de Renda

Ao todo, serão pagos cinco lotes de restituição entre os meses de maio e setembro  24 de maio de 2021 Renata Batista

A Receita Federal liberou, nesta segunda-feira (24/05), a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2021. O contribuinte que entregou a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física antes da prorrogação do prazo, que vence na próxima segunda-feira, dia 31 de maio, pode conferir se o dinheiro já foi liberado.

De acordo com a Agência Brasil, ao todo 3.446.038 pessoas receberão R$ 6 bilhões nos cinco lotes de restituição. Neste primeiro lote, serão pagos os contribuintes com prioridade legal, incluindo mais de 96 mil idosos acima de 80 anos, mais de 1,9 milhão de pessoas entre 60 e 79 anos, cerca de 127 mil contribuintes com alguma deficiência física ou mental e mais de 891 mil cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Além disso, 263.914 contribuintes de grupos não prioritários, mas que entregaram a declaração de exercícios anteriores, até o dia 28 de fevereiro, também fazem parte do primeiro lote.

Para consultar a restituição, basta acessar o site da Receita Federal, entrar na aba “Meu Imposto de Renda” e clicar na opção “Consultar Restituição”. No site, o contribuinte consegue verificar se há pendências na declaração que impeçam o pagamento. Caso haja, é preciso enviar uma declaração retificadora, corrigindo os erros, após a correção o cidadão poderá ter acesso à restituição. A consulta também pode ser feita no aplicativo “Meu Imposto de Renda” disponível nos sistemas Android e iOS.

Por conta da segunda onda da pandemia da covid-19, o prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física, que nos anos anteriores encerrava no último dia do mês de abril, foi prorrogado. Apesar disso, o calendário de restituição foi mantido com o pagamento entre maio e setembro, sempre no último dia útil do mês.

O valor da restituição será depositado na conta bancária informada pelo contribuinte na Declaração de Imposto de Renda. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado, como no caso de conta informada desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *