Sâmia Bomfim e Manuela D’Ávila são ameaçadas de estupro

Sâmia registrou um boletim de ocorrência na Polícia Civil e Manuela desistiu da sua candidatura ao Senado, nas eleições deste ano, por conta dos ataques 4 de agosto de 2022 Ana Carolina Bastos

A deputada Federal  e líder do PSOL (SP) na Câmara, Sâmia Bomfim, e a ex-deputada (PCdoB) Manuela D’Ávila receberam ameaçadas virtuais de estupro. Sâmia registrou um boletim de ocorrência na Polícia Civil do Rio de Janeiro e Manuela desistiu da sua candidatura ao Senado, nas eleições deste ano, por conta dos ataques.     

“A violência de gênero não pode ser naturalizada. Essa agressão fascista contra as mulheres na política precisa parar. É fundamental responsabilizar os autores de cada um desses ataques. Mas, ao mesmo tempo, é preciso derrotar quem os estimulam”, escreveu Sâmia em suas redes sociais.

A Polícia Civil já abriu um inquérito e vai investigar a autoria do crime virtual cometido contra a deputada. Na mensagem que ela recebeu, o autor dizia que a parlamentar não continuará a exercer a função em 2023 porque será amarrada e estuprada na frente do filho, Hugo, de um ano, e do marido, o também deputado Glauber Braga (PSOL-RJ).O trecho do e-mail compartilhado pela parlamentar é finalizado com palavras homofóbicas e antissemitas. 

Sâmia, em uma postagem no Instagram, comentou que até cogitou não fazer a divulgação do caso, mas que o teor da mensagem a impeliu a tornar público. “Refleti que, mesmo não sendo a primeira ameaça, foi a mais grave e perversa. Muito semelhante às que foram dirigidas à Manuela D’Ávila e Duda Salabert.” 

Nesta segunda-feira (01/08), Manuela D’Ávila divulgou novas mensagens em que tanto ela quanto sua filha Laura, de seis anos, sofreram ameaças estupro.  Por conta disso, no final de maio, ela desistiu da corrida ao Senado Federal. Entre os motivos alegados, estão as recorrentes ameaças nos últimos sete anos. “Ser uma mulher pública no Brasil é ser ameaçada permanente. É conviver com a ameaça de estupro como correção pela coragem, com a ameaça de morte como silenciador.”

Assim como Sâmia e Manuela, a vereadora de Belo Horizonte e pré-candidata a deputada federal, Duda Salabert (PDT-MG), também compartilhou trechos do e-mail que recebeu, com ameaças direcionadas a ela e sua família.

 

Imagem em destaque: Câmara dos Deputados/ Marcelo Camargo – Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *