Secretaria Municipal de Saúde explica cronograma de vacinação em Conquista
A vacinaçã das próximas etapas depende da quantidade de doses enviada pelo Governo do Estado 19 de maio de 2021 Denilson SoaresApós críticas sobre a falta de transparência no cronograma de vacinação contra covid-19 em Vitória da Conquista, na última terça-feira (18/05), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Vitória da Conquista explicou, em nota,que o cronograma de imunização no município segue o Plano Nacional de Imunização e as resoluções da Comissão Intergestores Bipartite da Bahia (CIB), que é formada pelos secretários de saúde dos 417 municípios da Bahia.
Além disso, a Prefeitura também explicou que a vacinação também tem dependido do “ volume de doses recebidas por remessa” do governo estadual. Segundo a nota, por isso ainda não foi possível definir um cronograma antecipado com as datas para as próximas etapas, “pois tudo depende diretamente desse quantitativo que é enviado pelo Governo do Estado, que informa o total de doses destinadas ao município algumas horas antes do envio”.
A cada nova remessa recebida de imunizantes a SMS realiza a distribuição para os pontos de vacinação da cidade para atender o maior número de pessoas no menor tempo possível. Neste momento, estão sendo vacinados os grupos prioritários definidos no Plano Nacional. Até o último sábado (15/05), foram vacinadas 71.905 pessoas com a primeira dose e 28.113 com a segunda dose. A estimativa é vacinar cerca de 90 mil pessoas das três fases, segundo números estimados pelo Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SIPNI).
De acordo com a SMS, nesta semana, segue em curso a segunda fase da campanha que já vacinou idosos de 60 a 74 anos e trabalhadores da limpeza urbana. Para a terceira etapa, ainda não iniciada, será vacinada a população em situação de rua, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e trabalhadores do transporte rodoviário de carga.
Na tarde desta terça-feira (18/05), a Bahia recebeu nova remessa de vacinas contra covid-19 a farmacêutica norte-americana Pfizer, em parceria com a empresa alemã BioNTech. Foram 39.780 novas doses. Com mais esse lote, a Bahia ultrapassou a marca de seis milhões de doses de vacina contra a covid-19 recebidas. São 3.035.800 da Coronavac, 2.849.000 AstraZeneca/Oxford e 135.720 da Pfizer.
Conforme ficou definido na reunião da CIB, as doses da Pfizer serão destinadas para toda a Região Metropolitana de Salvador (RMS), para os municípios de Conde, Santo Amaro e Saubara e também para as cidades que fazem parte das regionais de Feira de Santana, Serrinha, Alagoinhas, Cruz das Almas Santo Antônio de Jesus e Amargosa.
O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, explicou que os 417 municípios baianos continuarão a receber equitativamente as vacinas, tendo como referência a quantidade de pessoas de cada público-alvo nas localidade.
Leia a nota completa no site da PMVC
Imagem em destaque: Divulgação/Prefeitura