Segunda edição da campanha “Eu Aqueço neste Inverno” começa nesta segunda (1º) no Shopping Conquista Sul
O ponto de arrecadação da ação social, como em 2021, será o Shopping Conquista Sul, que estará aberto das 14h às 20h, para receber as doações 29 de julho de 2022 Rebeca SpínolaA segunda edição da campanha “Eu Aqueço neste Inverno” começa nesta segunda, 1º de agosto, e vai até 14 do mesmo mês. O ponto de arrecadação, como em 2021, será o Shopping Conquista Sul, que estará aberto das 14h às 20h, para receber as doações. A ação é uma iniciativa de 13 instituições – empresas privadas, entidades de ensino e organizações não governamentais.
De acordo com o coordenador da campanha em 2022, Fabrício Vieira, idealizador do projeto Alfam, a proposta da ação social é arrecadar cobertores, agasalhos e outras peças de roupas para pessoas que precisam de apoio nesses meses de muito frio em Vitória da Conquista. “A ideia é ativar esse gesto de solidariedade para que as pessoas possam fazer a doação e, com isso, a gente ter a oportunidade de atender várias pessoas em vulnerabilidade social.”
Para acertar os detalhes da campanha, na última quarta-feira (27/07), foi realizada uma reunião no Shopping Conquista Sul com os representantes das instituições parceiras que desenvolvem o projeto. Como em 2021, ficou definido que a arrecadação será feita em uma das lojas do shopping, a chamada Loja Vazia. Ela começará a sua operação vazia e, ao longo do dia, ao longo da campanha, será enchida com as doações.
“Na lógica comercial, as lojas estão cheias para serem esvaziadas pelas compras, nessa campanha, a loja está vazia para ser enchida, por assim dizer, pela doação e pela solidariedade”, explicou Fabrício.
O Shopping Conquista Sul é sede da campanha pela segunda vez, cedendo uma de suas lojas para a realização da ação. Para a coordenadora de Marketing do Shopping do Sul, Ana Claudite, é importante para o centro comercial apoiar a causa. “Por estar inserido na vida dos conquistenses, o Shopping Conquista Sul tem o dever e o compromisso social de estar em parceria com essas ações sociais para dar um retorno para nossa sociedade”. Segundo ela, nessa segunda edição, o Shopping espera realizar um maior engajamento para que as doações superem os números do ano passado.
Além da Uesb por meio do Site Avoador e do Shopping Conquista Sul, estão envolvidas na organização da ação: o Instituto Alfam, o Grau Técnico Vitória da Conquista, a Irradiar Sustentabilidade, o Centro de Referência em Saúde e Segurança do Trabalho, a Empresa Prática Serviço Terceirizado, o Instituto Semeei, a Sta Luzia Hospital de Olhos, a Lila Barreto, o R2 Ambiental, a Penta Tecnologia e a Fainor. Essas empresas durante a vigência da campanha oferecerão alguns serviços específicos gratuitos como: aferição de pressão, teste de glicemia, encaminhamento de currículos etc .
Os itens arrecadados serão entregues à organização não governamental Semeei, que também atuou em 2021, que fará a distribuição e entrega entre as famílias carentes cadastradas.
Campanha de 2021
A primeira edição da campanha foi implementada em julho de 2021, tendo como idealizador a administradora Karine Grisi, que este ano está afastada para tratamento de saúde. “Ela compartilhou com algumas pessoas, inclusive comigo e com o Shopping Conquista Sul, e aí a coisa começou a fluir, e já estamos na segunda edição”, relembrou Fabrício.
Em 2021, a ação social “Eu Aqueço neste Inverno” arrecadou 1.008 itens, que foram divididos em 386 kits, os quais tinham cobertores, sapatos, roupas e acessórios. As entregas desse material foram realizadas por voluntários do projeto social Semeei e do programa Patrulha Solidária, que é desenvolvido pela Polícia Militar.
No dia 28 de julho de 2021, os beneficiados foram moradores de rua, que receberam cobertores, roupas masculinas e femininas e kits de bolachas, café, suco, chá e sopa. Três dias depois as doações foram direcionadas à Comunidade Santa Marta, onde foram entregues 261 kits, além de 200 kits de bolachas e manteiga. Outros 40 kits foram distribuídos para famílias no Assentamento Sizal e cinco cobertores foram separados para doação a três famílias cadastradas no grupo Semeei, moradores de Vitória da Conquista.
Foto: Avoador