Segundo dia do Encontro de Integração de Jornalismo debate jornalismo digital e assessoria de comunicação

Pablo Pires e Lucineia Oliveira foram os convidados do evento realizado pelo Colegiado de Jornalismo e o Centro Acadêmico 24 de agosto de 2023 Raquel Soreira e Edilaine Rocha

 

Na manhã desta quarta-feira (23/08), no auditório 1 do Módulo Luizão, aconteceu o segundo dia do Encontro de Integração de Jornalismo, com a lotação máximo do local com estudantes e professores. O debate foi realizado pelos jornalistas Pablo Pires e Lucilenia Oliveira, que, respectivamente, trataram de jornalismo digital e assessoria de comunicação. 

De acordo com a coordenadora do Colegiado de Jornalismo, a professora Carmen Carvalho, o evento foi um momento de integração entre os estudantes e professores do curso, que retornaram às aulas no último dia 14 de agosto. “Precisamos desses momentos de encontro e diálogo, de modo a proporcionar aos estudantes um conhecimento além daquele da sala de aula.”

Pablo Pires é graduado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela UFMG (1997), é freelancer da Folha de S. Paulo, Repórter Brasil, Observatório da Mineração e Coordenador de Comunicação da Fundação de Educação Artística. Ele foi o primeiro palestrante do dia e conversou com a plateia de forma remota, diretamente de Belo Horizonte. Contou a sua experiência de mais de 20 anos em jornalismo, dando especial ênfase à transição que aconteceu nos veículos jornalísticos do impresso para o digital no final do século XX e na primeira década do XXI. “Muita coisa mudou no jornalismo nas últimas décadas, mas a boa apuração ainda é a essência da profissão”

No segundo momento, o debate contou com a jornalista Lucineia Oliveira. Ela é graduada em Comunicação Social/Jornalismo pela Uesb, jornalista concursada da da Prefeitura de Vitória da Conquista e gestora de Comunicação do projeto Integra Chagas Brasil do Ministério Saúde. Segundo a profissional, não dá para ser jornalista sem gostar de ler, escrever e entender que é preciso continuar estudando de forma contínua. “O jornalismo é uma profissão que exige muito. Eu sou especialista em SUS (Sistema Único de Saúde), e para isso, eu tive que estudar muito. Hoje, eu entendo que como o SUS funciona para conseguir atender a imprensa e dar uma assessoria competente na Prefeitura.”

O evento também realizou uma ação solidária com a arrecadação de alimentos que serão doados a uma comunidade vulnerável de Vitória da Conquista. Para isso, cada estudante que levou um alimento ganhou uma caneca confeccionada pela Tribalismo, empresa apoiadora da campanha. Ao final, quase 15kg de alimentos foram conseguidos com as doações. Quem quiser ainda pode ajudar, só levar o alimento no Colegiado de Jornalismo até sexta-feira (25/08). 

A estudante do quarto semestre de Jornalismo, Joyce Coqueiro, concorda que esse tipo de evento é relevante para a formação profissional.  “Achei esses dois dias de palestras enriquecedoras, pois tivemos a oportunidade de contato com profissionais já atuando na área e que não lecionam. Também gostei da ação social, que é importante e a gente ainda ganhou uma caneca de brinde”.    

Imagem destacada/Gabriela Nascimento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *