Site Conquista Repórter denuncia divergência nos dados da vacinação divulgados pela Prefeitura de Conquista
Nesta segunda-feira (16/06), no início da tarde, o veículo verificou o Vacinômetro e constatou que, das 176.823 doses recebidas, 172.891 foram registradas como aplicadas 17 de agosto de 2021 Carolina LapaApós uma investigação jornalística na base de dados da Prefeitura de Vitória da Conquista e do governo da Bahia, o site Conquista Repórter denunciou, na última sexta-feira (13/08), uma diferença entre o número total de remessas de vacinas recebidas contra a covid-19 e as doses aplicadas na população do município. Foram identificadas 176.823 doses entregues à Prefeitura, mas as aplicações contabilizadas são de 160.817, falta o registro de 16.006 imunizantes referentes à primeira dose.
Foi identificado também, dia 13 de agosto, uma discrepância no Vacinômetro municipal que mostra que foram entregues ao município 91.325 vacinas para a segunda aplicação, no entanto foram aplicadas 73.399, o que representa uma diferença de 17.926 imunizantes. Os dados foram coletados na noite desta sexta, 13/08. Em resposta ao questionamento do Conquista, Repórter a Secretaria Municipal de Comunicação informou que os dados publicados estavam então desatualizados. Nesta segunda-feira (16/06), no início da tarde, o veículo verificou o Vacinômetro e constatou que, das 176.823 doses recebidas, 172.891 foram registradas como aplicadas.
De acordo com o Conquista Repórter, na quinta (12/08), já havia uma diferença entre os índices. “Eram 10 mil doses recebidas, mas não aplicadas na 1ª etapa da vacinação. Enquanto para a segunda dose, constavam 7 mil imunizantes não utilizados.” Tal a diferença foi constatada pelos seguidores do perfil da Prefeitura, que também questionaram a divergência dos dados e solicitaram posicionamento do Executivo Municipal.
O veículo conquistense pontuou ainda a necessidade de que a Prefeitura de Conquista seja mais transparente com os dados da vacinação, para que cada cidadão possa acompanhar quem está sendo vacinado na cidade. Anteriormente, o Conquista Repórter também denunciou a vacinação de um grupo de estudantes do curso de Psicologia UFBA que recebeu as doses à noite sem que houvesse divulgação nos meios oficiais da gestão municipal.
Vacinação UFBA
A vacinação foi dos estudantes do curso de Psicologia do Instituto Multidisciplinar em Saúde (IMS) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), campus de Vitória da Conquista, matriculados na disciplina ‘Testes Psicológicos’, que receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19, na tarde do dia 3 de agosto. Esse grupo não foi informado pelas fontes oficiais da Prefeitura que seria imunizado.
De acordo com o site Conquista Repórter, os estudantes receberam , dia 30 de julho, um áudio através no WhatsApp que solicitava os dados daqueles matriculados na disciplina ‘Testes Psicológicos’. “A direção do Instituto entrou em contato comigo agora e informou que nós recebemos umas doses de vacina da Prefeitura para alunos que vão fazer atividades presenciais”, dizia a voz no áudio.
Além de enviar dados como nome completo, data de nascimento e CPF para o e-mail do colegiado, os discentes deveriam estar na cidade dia 3 de agosto, às 14h, data e horário em que ocorreu a vacinação em um módulo de aulas do IMS. O site Conquista Repórter recebeu as informações de uma fonte anônima e foi até o local para realizar a apuração. Por volta das 15h20, foi possível comprovar que a imunização de alunos estava, de fato, sendo realizada no campus da UFBA, em Conquista.
No cronograma oficial divulgado pela Prefeitura para a vacinação, na terça-feira, 3, não houve menção à imunização de estudantes. Em nota, a Secretaria de Comunicação da Prefeitura (Secom/PMVC) informou ao site que que “a ação na UFBA foi realizada para vacinar um pequeno grupo de alunos da área da saúde, que está em campo de prática de estágio, em atendimento presencial nas clínicas da cidade, e que ainda não havia conseguido se vacinar nos pontos fixos no dia específico para o grupo de trabalhadores da saúde”.
Segundo o boletim municipal epidemiológico, até às 17 horas desta segunda-feira (16), foram confirmados 24 novos casos da covid-19, contabilizando 34.474 pessoas que já se infectaram com a doença em Conquista. Do total de confirmados, 33.715 estão recuperados, 600 evoluíram para óbito e 159 estão em recuperação – 18 internados e 141 em tratamento domiciliar, 874 casos esperam confirmação laboratorial. A taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapias Intensivas (UTI’S) é de 35,7 %.