Site de notícias Coreto se inspira na cultura nordestina
O novo site de notícias tem 10 editorias e vai produzir conteúdo diário sobre a cidade 31 de maio de 2022 Victória Meira AmaralDesde a última sexta-feira (27/05), a cidade de Poções já tem à disposição a produção jornalística do site Coreto. O site, que se inspira na cultura nordestina, tem 10 editorias e se propõe a fazer uma cobertura diária dos acontecimentos da cidade.
O lançamento foi na Câmara de Vereadores e contou com a participação, na mesa de apresentação do projeto, da professora do curso de Jornalismo da Uesb, Carmen Carvalho, e do cofundador do site Conquista Repórter, o jornalista Afonso Ribas. Também prestigiaram jornalistas de Itapetinga, Barra do Choça, Minas Gerais e a comunidade local.
O evento começou às 20 horas. O cerimonialista, o jornalista Felipe Ribeiro, destacou logo de início a importância do jornalismo hiperlocal e a trajetória das duas jornalistas responsáveis pela criação do Coreto, Leila Costa e Raquel Lemos. “Elas sempre estiveram à frente de projetos desafiadores na universidade e não poderia ser diferente agora”, disse.
As duas jornalistas empreendedoras contaram que o site Coreto surgiu como um sonho a ser realizado no futuro, em 2018, mas que somente este ano conseguiram concretizá-lo. “Eu não quero ir embora de Poções e quero fazer aqui um jornalismo diferenciado na cidade. Quando Raquel me ligou, chorando e rindo, e disse que tínhamos conseguido o dinheiro, percebi que finalmente poderíamos fazer o Coreto acontecer”, relembra Leila. “Ele só foi possível graças a uma bolsa do Programa de Aceleramento Digital, da International Center of Journalists (ICFJ), Meta Journalism Project e da Agência Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). Graças a ele a gente conseguiu um recurso muito importante para a gente arcar com os gastos e conseguir uma mentoria com a professora Adriana Barsotti”, completa Raquel.
A professora Carmen destacou o quanto o jornalismo realizado com responsabilidade, comprometimento e ética pode contribuir para que a população local possa entender melhor a sua realidade. “O jornalismo pode transformar realidades, mas, para isso, é preciso que ele apresente os acontecimentos com todas as suas complexidades, suas causas e consequências. Quanto mais tivermos jornalistas, criando seus empreendimentos na região, mais informações de qualidade serão disponibilizadas.”
Já o jornalista Afonso Ribas, também um empreendedor da área, enfatizou a importância de mais profissionais terem a coragem de criarem seus próprios negócios. “Precisamos de mais e mais jornalistas produzindo jornalismo no interior, pois temos muitos desertos de notícias ou quase desertos no Nordeste.”
O jornalista e pesquisador de Jornalismo, Fábio Agra, disse que a cidade de Poções e a região vão ganhar com o jornalismo profissional que chega com o Coreto e o trabalho de Leila e Raquel. “Precisamos cada vez mais de jornalismo mais profissional com pessoas capacitadas trabalhando.”
O site Coreto foi criado inspirado na cultura nordestina. Cada detalhe, desde as cores ao nome do veículo e as editorias trazem esse diferencial. O Coreto faz referência ao monumento que está localizado no Centro da cidade de Poções, onde acontecem apresentações culturais, e é um monumento popular simbólico para a microrregião. O slogan “Ecoamos a voz da cidade” é associado à musicalidade do Nordeste, e traz a perspectiva que a voz de uma cidade nordestina pode ecoar por meio da informação.
“Aqui só tem blogs e duas rádios, e os blogs não pautam muito o que há de interessante na cidade, são mais focados na página policial. Então a gente pensou num site que pudesse falar das coisas boas também, pudesse falar de cultura, falar da cidade para o pessoal da cidade”, explicou.
As editorias também ressaltam essa identificação com cultura nordestina. A editoria que vai tratar de política é Oxente, o que remete a situações complicadas. Em Repente, serão apresentadas as notícias sobre cultura, principalmente de origem poçoense. Em homenagem às mulheres, mais especificamente às mães, e com conteúdo direcionado a elas, foi criada a editoria Mainha. Há ainda a editoria Balaio, onde estarão as notícias de temas gerais, fazendo alusão a expressão balaio de gato, utilizada no Nordeste para se referir a algumas situações ou coisas que se misturam.
Para resgatar a memória da cidade, foi criada a editoria Lumiar, que tem esse nome porque se propõe a levar luminosidade. Em Lambança, ficarão hospedadas as produções multimídias do site, e diferente do nome, tudo será transmitido sem confusão. Não se avexe!, que costuma ser dito para que alguém não tenha medo ou não se preocupar, e foi o nome escolhido para a editoria de Opinião, com a ideia de não ter medo de dizer o que sabe, mas dizer com responsabilidade. Pensando no público infantil, a editoria Ciranda foi criada para a produção de conteúdo para crianças, onde, além de informações sobre o que acontece em relação a elas na cidade, abrigará também conteúdos educativos para as mesmas acessarem. O ponto de vista do próprio site será abordado em Acumé?, onde as jornalistas irão escrever seus pensamentos sobre determinados assuntos. A cena esportiva da região de Poções não ficou de fora, e terá seu espaço na editoria Na rede.
Além de Raquel e Leila, o site Coreto começa formado por mais quatro estudantes de jornalismo: Daniela Palmeira, Nataly Leoni, Lalume Carneiro e Leonel Brito. O evento de lançamento foi finalizado com um coffee break e a apresentação dos artistas poçoenses Alan Conceição e Glauber Sá.
Foto Destacada: Antony Soares- Euqixote Produções
Fotos: Leonel Brito e Antony Soares- Euqixote Produções