Hashtags em alta no Twitter demonstram apoio à greve dos caminhoneiros
#TemerAbaixaAGasolina #ForaTemer e #caminhoneirosemgreve são as três mais utilizadas pelos usuários da rede social 25 de maio de 2018 Afonso RibasCom a greve dos caminhoneiros atingindo o seu ponto mais crítico nesta sexta, 25, a ponto do presidente Michel Temer convocar as Forças Armadas para desbloquear as rodovias após insucesso em acordo com “representantes” do movimento na noite de ontem, 24, as hashtags #TemerAbaixaAGasolina, #ForaTemer e #caminhoneirosemgreve dominam o Twitter. Desde o início da manhã de hoje, elas são as três tags mais utilizadas pelos usuários da rede social e as publicações, em sua grande maioria, demonstram apoio aos grevistas, que iniciaram a paralisação na segunda, 21.
Nos tweets, os internautas criticam duramente a atitude tomada pelo presidente no início desta tarde, considerando-a fascista, inconstitucional e até mesmo estúpida, já que muitos acreditam que a intervenção das forças armadas não irá obrigar os caminhoneiros a voltarem a trabalhar. Além disso, alguns afirmam que, além de autoritária, a tentativa de impedir os manifestantes de protestar remete a ações típicas do período da Ditadura Militar. “Isso que Temer tá fazendo é a própria ditadura e ninguém percebe. O povo tem direto de se expressar SIM e governo nenhum tem direito de meter exército pra acabar com manifestações onde estão correndo atrás de seus direitos”, escreveu uma usuária do Twitter.
Outras críticas dos internautas se dirigem a trechos do discurso proferido por Temer em rede nacional, onde o presidente afirmou que os caminhoneiros que permanecem em greve se tratam de uma “minoria radical”. Alguns perfis pedem também apoio direto da população brasileira aos manifestantes, incluindo a ocupação do Congresso Nacional, em Brasília, e a organização de protestos nas ruas de demais cidades do Brasil. “Era a hora de ter uma greve geral nesse país e não só greve dos caminhoneiros. A população devia se unir em busca dos seus direitos ao invés de só reclamar”, pediu um outro usuário.
Como de costume no Twitter, os populares memes não poderiam ficar de fora. Diversas publicações usam do sarcasmo para criticar a crise dos combustíveis instaurada no país e, é claro, o próprio Temer. Carregados de ironia, muitos tweets utilizam de referências a séries de TV e, até mesmo, ao vampiro que desfilou pela Unidos do Tucuruvi no carnaval deste ano, para aguçar a discussão em torno do assunto.