Taxa de isenção da inscrição do Enem já pode ser solicitada pelos candidatos
As justificativas de ausências dos estudantes que faltaram as provas em 2020 também podem ser feitas até o dia 28 de maio pela internet 17 de maio de 2021 Talisson SantosCandidatos que vão fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 2021, já podem solicitar, a partir desta segunda-feira (17/05), a isenção da taxa de inscrição. A solicitação pode ser feita até o dia 28 de maio na Página do Participante no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP).
Os estudantes que têm direito à taxa de isenção são aqueles que estão cursando o último ano do ensino médio em 2021, em qualquer modalidade de ensino das escolas da rede pública, e aqueles que cursaram todo o ensino médio na rede pública ou foram bolsistas integrais em instituições de ensino particulares e tenham renda familiar igual ou inferior a um salário mínimo e meio por pessoa. No ato do pedido, o estudante deverá informar o número do CPF, data de nascimento, endereço de e-mail e número de telefone válidos.
Candidatos que estiverem em situação de vulnerabilidade social e econômica e pertencem a famílias de baixa renda e inscritas no Cadastro único para programas sociais do governo Federal (CadÚnico) também têm direito a não pagarem a taxa de inscrição do Enem. Para isso, é preciso estar com o Número de Identificação Social (NIS) atualizado.
Após o dia 28 de maio, quando termina o prazo de solicitação da isenção à taxa de inscrição, o Inep analisará a documentação, e aqueles que não forem contemplados no pedido, poderão se inscrever normalmente, pagando o valor total da inscrição no site do Inep. A data do exame em 2021 ainda não foi definida.
Estudantes que conseguiram a isenção em 2020, mas não compareceram aos locais de provas, também já podem justificar a ausência pela internet. O prazo para se justificar também vai até 28 de maio.
Fonte/Imagem em destaque: Agência Brasil