Troca de acusações entre Moro e Bolsonaro vira assunto do momento no Twitter

As hashtags que mais repercutiram durante esta sexta-feira (24) foram #TchauQuerido, #BolsonaroEnlouqueceu, #BolsonaroTraidor, #PresidenteNovíssimo e #JornalNacional 24 de abril de 2020 Karina Costa

A sexta-feira do dia 24 de abril já entrou para a história no Twitter. Pronunciamento do ex-juiz Sérgio Moro, agora ex-ministro da Justiça e Segurança, fala oficial do presidente da república, Jair Bolsonaro, rebatendo o ex-contratado e um Jornal Nacional com mensagens que desmentem a acusação de que Moro teria pedido a indicação ao STF em troca da exoneração do diretor da Polícia Federal. Para cada round, a rede social explodiu em mensagens e memes. As hashtags que mais repercutiram foram #TchauQuerido, #BolsonaroEnlouqueceu, #BolsonaroTraidor, #PresidenteNovíssimo e #JornalNacional

Nos tweets, apoiadores do governo disseram estar decepcionados com a decisão de Bolsonaro de exonerar o diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo, o que teria motivado a saída do ex-ministro da pasta. “A saída de Moro, escancara de vez que o senhor deu às costas para seus eleitores. Acabou o apoio. Agora é assistir a sua queda”, publicou um internauta usando as hashtags #BolsonaroTraidor e #TchauQuerido.

Outra publicação com a hashtag #BolsonaroEnlouqueceu critica as atitudes do presidente. “Bolsonaro colocou interesses pessoais de seu filho na frente dos interesses do povo brasileiro que o elegeu… deu um tiro no pé!!”.

Houve também mensagens de apoio ao presidente. Chegou ao Trending Topics a hashtag #FechadocomBolsonaro. “Não foi Moro que levou uma facada pelo meu país. Foi Bolsonaro”, é o que diz um tweet publicado na tarde desta sexta-feira.

Mesmo sem ocupar um lugar de destaque, a hashtag #EuVoteinoBolsonaro também começou a ser utilizada na rede social. “Governadores acabando com o Brasil, prendendo trabalhadores, comunismo batendo na porta. Qual o grande problema? Moro saiu! Aquele que viu tudo isso e não falou nada.”

Troca de mensagens de Bolsonaro

Já durante a noite desta sexta-feira, o Jornal Nacional divulgou uma troca de mensagens entre o presidente Jair Bolsonaro e o ex-ministro Sérgio Moro. A conversa, que ocorreu na quinta-feira, 23, mostrou que o chefe do executivo pediu ao ex-juiz mudança no comando da Polícia Federal. Após enviar a Moro o link de uma matéria do site “O Antagonista”, que dizia que a PF estava “na cola” de deputados bolsonaristas, o presidente escreveu: “Mais um motivo para a troca”.

No celular de Moro, o contato de Bolsonaro estava salvo como “presidente novíssimo” . O termo logo virou assunto do momento no Twitter. O feed da rede social foi ocupado por tweets e memes com o “apelido”. “Os artistas que marcaram live pra hoje perderam muita audiência. Essa fita do Presidente Novíssimo x Sérgio Moro tomou conta”, publicou um internauta.

A hashtag #JornalNacional também ficou entre os Trending Topics do Twitter, após a repercussão da matéria no telejornal. “A Rede Globo transmite agora no Jornal Nacional o velório de Jair Bolsonaro”, ironizou um usuário na rede social.

Memes não faltaram

Os populares memes também tomaram conta do Twitter nesta sexta-feira. A hashtag #TchauQuerido foi uma das mais utilizadas para acompanhar as publicações irônicas. A expressão “Tchau, querida” ficou famosa na internet depois que o então juiz, Sérgio Moro, autorizou a divulgação de uma conversa telefônica entre Lula e Dilma Rousseff, em 2016. Foi dessa forma que o ex-presidente se despediu de Rousseff durante a ligação.

Naquele ano, a hashtag #TchauQuerida ocupou lugar no Trending Topics do Twitter. Em meio ao impeachment de Rousseff, a expressão foi utilizada em cartazes e camisetas durante manifestações contrárias ao governo Dilma e foi até capa da revista Veja.

Quatro anos depois, a gíria da internet volta em tweets sobre a demissão de Moro. Imagens de Dilma Rousseff escrevendo em um “diário” são os memes preferidos na rede. “Querido diário, hoje aprendi que a Terra plana não gira, ela capota. #TchauQuerido”. Outro post se refere ao alto valor do dólar, que já superou R$5,72 após a saída de Moro. “Querido diário, passando pra lembrar: Cês viram a cotação do dólar de novo?”.

Pedidos de impeachment

Desde a participação de Jair Bolsonaro em manifestações contra o Supremo Tribunal Federal (STF), contrariando as orientações de prevenção ao coronavírus, pedidos de impeachment do presidente têm sido tema de publicações nas redes sociais. Nesta sexta-feira, 24, a hashtag #ImpeachmentdoBolsonaroURGENTE também esteve em alta no Twitter.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *