V Semana Jornalismo Importa terá 14 oficinas
Todas as atividades terão certificados, tanto do evento geral como das oficinas e dos GT’s 8 de março de 2024 Por Raquel SoreiraNos dias 8 a 12 de abril, o evento V Semana Jornalismo Importa, que acontecerá na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), de Vitória da Conquista, vai oferecer cerca de 400 vagas distribuídas em 12 oficinas. As vagas são limitadas e as inscrições vão até 30 de março, via plataforma Even3 Eventos.
De acordo com a professora Carmen Carvalho, coordenadora do Colegiado de Jornalismo e da organização do evento, as atividades têm como propósito agregar conhecimentos práticos e reflexões críticas à formação dos futuros jornalistas e profissionais da comunicação em atuação no mercado de trabalho. Também é direcionada aos professores da rede municipal e estadual interessados em ampliar os conhecimentos em educação midiática.
O evento tem quatro tipos de atividades: simpósios, mesas de debates, grupos de trabalhos e oficinas. As primeiras serão pela manhã, e as restantes pela tarde, durante os cinco dias. Confira a programação completa no Site Avoador. No primeiro dia da Semana de Jornalismo, acontecerá a oficina Lei de Acesso à Informação, que será ministrada pela jornalista e presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Kátia Brembatti. Direitos Trabalhistas e Combate à Precarização no Mercado, com o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Bahia (Sinjorba), Moacy Neves; Liberdade de Imprensa e Direito à Informação de Qualidade com a presidenta da Federação Brasileira de Jornalistas (Fenaj), Samira de Castro.
No outro dia, serão quatro oficinas, Jornalismo de Dados com o jornalista Lucas Cavalcanti Maia, um dos idealizadores da Agência Tatu; Como Abrir o seu Negócio em Jornalismo com o comunicador Anderson Couto da Agência Mural; Newsletters com a produtora cultura Gabrielle Vilas Boas e Jornalismo Plural com o comunicador popular Vitori Jumapili, que atua na Periferia em Movimento.
Já no terceiro dia, as atividades estarão a responsabilidade do professor da Universidade Fedeal do Espírito Santo (UFES), O Jornalismo Crítico – Emancipatório em Adelmo Genro Filho, Rafael Bellan Rodrigues de Souza, e o jornalista Anderson Santana da Paraíba, com a oficina de Assessoria de Comunicação.
No penúltimo dia, ocorrerão as oficinas de Checagem de Fatos com a jornalista, professora e doutoranda Marta Alencar (UFMA); Educação Midiática, com o jornalista Vitor Terra, da Agência Lupa; Como Combater a Desinformação, com o jornalista e doutorando da PUC-Rio, Gilberto Scofield; Teatro do Oprimido com dramaturgo e professor da Uesb, Hayaldo Copque; a oficina Fotojornalismo com o documentarista, Nilmar Lage.
No último dia, 12 de abril, haverá as oficinas serão ‘Podcast’ com a jornalista e doutoranda do Fiocruz, Nathalie Pacheco, e a continuação da oficina de Fotojornalismo, com Nilmar Lage.
Os locais das oficinas e o número de vagas poderão ser conferidos no site Avoador, na página do evento. Todas as atividades terão certificados, tanto do evento geral como das oficinas e dos GT’s.
A realização da V Semana Jornalismo Importa: Mercado, Ensino e Pesquisa foi possível graças ao apoio dos seguintes colaboradores: Associação Baiana de Produtores de Algodão (Abapa), Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista (PMVC), o vereador de Vitória da Conquista pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Alexandre Xandó, e a empresa Nikita Personalizados. Também são parceiros da atividade os veículos jornalísticos Conquista Repórter e Site Coreto.