Vacinação contra influenza está disponível nas unidades de saúde municipal de Conquista

Para se vacinar, é necessário comparecer ao local de imunização portando documento de identificação (RG e CPF), cartão de vacina e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). 10 de abril de 2025 Luísa Pereira, Nanda Deda e Sofia Rezende

Há 10 dias as unidades municipais de saúde de Vitória da Conquista estão com a vacina contra a gripe disponível para  grupos especiais. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), recebeu do Ministério da Saúde, no dia (26/03), 8.670 doses contra o vírus influenza. 

De acordo com a coordenadora da SMS de imunização para o site da Prefeitura de Conquista, Katarina Fontes, a vacinação é fundamental para proporcionar proteção contra as cepas mais atuais do vírus e evitar grandes complicações. “É importante ressaltar que ela é atualizada anualmente para acompanhar as mutações do vírus e salvaguardar a população de sintomas gripais que, à primeira vista, podem parecer inofensivos, mas, em casos graves, podem levar à morte, principalmente entre pessoas com comorbidades.”

A distribuição e aplicação das vacinas no município abrange 25 unidades de saúde da zona urbana e 29 da zona rural. Os prioritários, neste momento, são idosos,pessoas com doenças crônicas, gestantes, puérperas e crianças com idade entre seis meses e menos de seis anos.  Para se vacinar, é necessário levar o documento de identificação (RG e CPF), cartão de vacina e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Vírus influenza

O vírus influenza é responsável por causar infecções respiratórias e pode ser classificado em quatro tipos: A, B, C, e D. Os principais sintomas são febre, tosse, coriza, dor de cabeça e mal-estar. A transmissão do vírus se dá por meio de gotículas expelidas ao tossir ou espirrar e do contato direto como tocar partes do corpo com mãos contaminadas ou entrar em contato com objetos infectados.

A vacinação é a forma principal de prevenção, porém, medidas preventivas como cobrir o nariz e a boca ao espirrar, utilizar lenços descartáveis para higiene e esterilizar as mãos corretamente ajudam a diminuir a proliferação do vírus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *