Variante indiana do novo coronavírus é confirmada no Maranhão

Seis tripulantes a bordo do navio Shandong da Zhi foram detectados com a variante. Um deles precisou ser levado de helicóptero para atendimento médico 21 de maio de 2021 Ariane Longa

Na última quinta-feira (20/05), foram confirmados os primeiros casos da variante indiana da covid-10 no Maranhão. O Instituto Evandro Chagas, no Pará, foi responsável pela análise do mapeamento genético das amostras coletadas dos 24 tripulantes indianos.

De acordo com informações do G1, um tripulante de nacionalidade indiana, de 54 anos, começou a sentir os sintomas da Covid-19 no dia 4 de maio e teve febre, por isso, precisou ser levado para um hospital particular em São Luís. Ele permanece na UTI. A Secretaria de Saúde do Maranhão, confirmou que seis tripulantes, incluindo o internado, estão com a cepa indiana chamada de B.1.617, que é mais transmissível e ainda não tinha sido registrada no país.

O site jornalístico também informou que o navio Shandong da Zhi saiu da Malásia no dia 27 de março. Os tripulantes indianos infectados com a nova variante embarcaram na África do Sul, no dia 21 de abril. O destino da viagem era o Porto da Madeira, em São Luís. Por conta do tripulante que teve febre, a embarcação foi proibida de atracar e ficou em alto mar.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a B.1.617 já havia sido detectada em 44 países. A variante indiana possui três versões, com pequenas diferenças, descobertas entre outubro e dezembro de 2020. As três versões apresentam mutações importantes nos genes que codificam a espícula, a proteína que fica na superfície do vírus e é responsável por conectar-se aos receptores das células humanas e dar início à infecção.

A OMS indica ainda que a variante tem maior potencial de transmissão. De acordo com a Secretaria de Saúde do Maranhão, cerca de 100 pessoas tiveram contato com os indianos no Hospital e todos estão sendo monitorados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *