Em noite festiva, Câmara entrega 45 títulos de Cidadão Conquistense
A celebração organizada pelo Legislativo é uma comemoração ao aniversário de 183 anos da cidade 8 de novembro de 2023 Rose Aguiar, Yasmin Luene e Ana FláviaA noite desta terça-feira (7/11) foi marcada pela cerimônia de entrega de 45 títulos de Cidadão Conquistense. O evento festivo, organizado pela Câmara Municipal de Vitória da Conquista, na Casa de Eventos Mediterrâneo Bodas de Caná, contou com a presença dos vereadores, da prefeita de Conquista, Sheila Lemos (União), dos homenageados, militares, convidados e do deputado Federal, Waldenor Pereira (PT).
O Título de Cidadão Conquistense acontece todos os anos e é uma das celebrações oficiais do aniversário de emancipação política de Vitória da Conquista, celebrado em 9 de novembro. Neste ano, a cidade celebra seus 183 anos. Ao longo do ano, cada um dos 21 vereadores sugere dois nomes de personalidades para apreciação dos demais parlamentares, se aprovado em plenário, o Título é entregue durante a sessão solene em cerimônia oficial.
De acordo com o presidente da Câmara Municipal, o vereador Hermínio Oliveira (Podemos), a cerimônia de entrega do título é considerada “uma noite de glamour”, pois marca a celebração do aniversário do município. “Prestamos essa homenagem a quem vem de outras cidades, estados e até de outros países para contribuir com o desenvolvimento de Vitória da Conquista.”
A prefeita de Conquista, Sheila Lemos, destacou a alegria de receber como “filhos do município” mais 45 pessoas, pela honraria do Título. Segundo ela, essas pessoas “foram conquistadas por essa terra e têm um trabalho prestado à população”.
O vereador Nelson de Vivi (União) explicou como é organizada a entrega do Título. De acordo com o parlamentar, na semana do aniversário da cidade, a Câmara conclui a votação para a escolha dos nomes e é realizada a cerimônia de entrega. Neste ano, seu mandato homenageou Rafael Augusto Oliveira Sodré Leal e Ronaldo Santana.
O vereador Luis Carlos Dudé (MDB) enfatizou que o ato de entrega do Título é o evento mais solene das comemorações do aniversário de Conquista. Neste ano, ele homenageou, por meio de seu mandato, Jorge Chiacchio e Conceição Coelho Oliveira, empreendedores na cidade há mais de 40 anos, que têm contribuído para o desenvolvimento econômico e social do município.
Neste ano, dentre os 45 homenageados estavam o professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), José Jackson Reis, e a jornalista egressa do curso de Jornalismo da mesma instituição, Nayla Gusmão. O professor recebeu a homenagem do vereador Alexandre Xandó (PT) e a jornalista foi homenageada pelo vereador Edjaime Rosa Bibia (MDB).
Nayla Gusmão disse que se sentiu honrada em receber o Título de Cidadã Conquistense. Natural de São Paulo, a jornalista está há 10 anos em Conquista. Ela acredita que, com o seu trabalho, tem retribuído ao município tudo aquilo que lhe foi oferecido e proporcionado por Conquista. “Cheguei ainda uma adolescente, com 17 anos, me formei, constituí família e hoje eu digo que Vitória da Conquista é o meu lugar no mundo.”
O médico intensivista, Geovani Moreno, também foi um dos homenageados na cerimônia. Diretor clínico do Hospital Geral de Vitória da Conquista (Hospital de Base), ele é natural de Ibicuí, mas escolheu Conquista para viver, trabalhar e constituir sua família. “Nesta noite, meu coração é só gratidão, pois recebo de volta da cidade, na pessoa dos vereadores, essa honraria por tudo aquilo que tenho dedicado a ela”. O Título de Cidadão Conquistense foi entregue ao médico pelo vereador Fernando Vasconcelos (PT).
Natural de Goiânia, Goiás, o empresário do ramo imobiliário, Ricardo Fitt, também destacou sua felicidade em se tornar cidadão conquistense. Ele disse que desde a infância e adolescência, já visitava e gostava bastante de Vitória da Conquista, já trabalhou com educação física e com arbitragem esportiva por muito tempo no município e sempre pensou em vir morar aqui. “Tenho muito orgulho de hoje ser um cidadão conquistense, pois amo Vitória da Conquista”. O vereador Ivan Cordeiro (PTB) foi quem prestou a homenagem ao empresário.
Leylane Bahia, moradora do município há 16 anos, contou que estudou Direito na Uesb e tem uma longa jornada de muitas conquistas na cidade. Homenageada pelo vereador Nildo Freitas (PSC), ela destacou que recebeu a honraria, devido a um projeto social que realiza, junto à Igreja Verbo da Vida, em presídios femininos. O Projeto Pérola é executado em Vitória da Conquista e em Jequié, Bahia, e nele, é feita a entrega de kits com itens para higiene pessoal às internas que estão em reeducação social nessas instituições de reclusão.
O jornalista e professor da Uesb, José Carlos Duarte, esteve no evento pela primeira vez e foi convidado por dois dos homenageados, seu colega na instituição acadêmica José Jackson Reis, e seu amigo Gabriel Assis. O professor refletiu o quanto este momento é significativo para as pessoas homenageadas, pois mesmo não sendo de Conquista, “encontraram aqui um solo propício à sua estada e permanência”, também seu caso, pois vive no município há mais de 40 anos. “Também me sinto parte desta comunidade.”
O evento foi encerrado pouco depois das 22 horas, com a oferta de um coquetel a todos os presentes na cerimônia.
Além dos 45 que receberam a honraria na cerimônia, mais duas pessoas também foram homenageadas com a entrega do Título de Cidadão Conquistense neste ano de 2023.
Confira a lista completa dos homenageados e os respectivos vereadores que indicaram a honraria:
1° Marcus Vinicius de Morais Oliveira – (PODEMOS)
– Solange Anatólio do Espírito Santo
– Generosa Sousa Ribeiro
2° Josenildo Freitas Nascimento – (PSC)
– Eliezer Oliveira Silva
– Leylane Santana do Nascimento Bahia
3° Herminio Oliveira Neto (PODEMOS)
– Paulo de Tarso Sousa e Silva
– Thiago Baleeiro de Sousa
– Marlí Rosa Nunes
4° Adinilson Nascimento Pereira (MDB)
– Luiz Carlos Teixeira Leite
– Givaldete Lima da Silva
5° Augusto Candido Correia Santos (PSDB)
– Marileide Figueredo de Andrade
– Stenio Fernando Pimentel Duarte
6° Antônio Ricardo Pereira dos Santos (PCdoB)
– Gustavo Tamburi Dias de Azevedo
– Cap. Igor de Santana
7° Edivaldo Santos Ferreira (PTB)
– Pedro Valente
8° Francisco Estrella Dantas Filho (AGIR)
– Vane Elzo Nascimento Alves
– Karol Lucchesi
9° Fernando Vasconcelos Silva (PT)
– Geovani Moreno Santos Júnior
– Diego Silva Lopes
10° Andreson Ribeiro (PCdoB)
– Rodrigo Aubin Dias
– Waldir Soares Lino
11° Luciano Gomes Lisboa (PCdoB)
– Patrícia Dias Galvão
– Marlene Lima Borges
12° Edjaime Rosa de Carvalho (MDB)
– Antônio Luiz Paranhos Ribeiro de Leite
– Nayla Pereira dos Santos Gusmão
13° Márcia Viviane de Araújo Sampaio (PT)
– Alberto Lima Ferreira
– Suzana Cristina Silva Ribeiro
14° Williams Muniz dos Santos (AVANTE)
– Cap. Jarbas Silva dos Santos
– Rodolfo Ornelas Saraiva Rodrigues
15° Mesa Diretora
– Manoel Carlos de Sá Roriz Vargas
– Elma de Oliveira Mâcedo Soares
– Tenente. Ramiles Moises Santos
– Edivaldo Santos Ferreira
16° Nelson de Vivi (UB)
– . Rafael Augusto Oliveira Sodré Leal
– Ronaldo Santana
17° Valdemir Oliveira Dias (PT)
– Major Marcelo Souza Lima
– Fernando Osório de Azevedo Barreto
18° Maria Lúcia Santos Rocha (MDB)
– Gabriel de Cássia Meira Assis
– Dinalba Prado Amaral
19° Ivan Cordeiro da Silva Filho (PTB)
– Luís Ricardo Alves do Nascimento
– Washington George Rodrigues Cirne
20° Gilvan Nunes Pereira (PP)
– Edson Nunes Lima
– Rafael Duarte Kulka
21° Luiz Carlos Batista de Oliveira (MDB)
– Jorge Chiacchio
– Conceição Coelho Oliveira
22° Alexandre Garcia Araújo (PT)
– José Jackson Reis dos Santos
– Maria do Carmo (Mãe Carminha)