Lúcia Rocha é a vereadora com mais faltas justificadas em 2024

A Band Conquista apresenta os dados de um levantamento solicitado à Câmara de Vereadores do Município 25 de julho de 2024 Ana Carolina Bastos / Band Conquista

Um levantamento solicitado pela Band Conquista à Câmara Municipal com relação às atividades parlamentares em 2024, aponta que Lúcia Rocha (MDB) é a vereadora que se destaca com o maior número de ausências justificadas em sessão, até o momento.

Segundo o relatório encaminhado pela Casa no início de julho, a vereadora esteve ausente em 10 das 34 sessões realizadas até o dia 8 de julho de 2024, seguida por Chico Estrela (PDT) e Nelson de Vivi (PSDB), ambos com sete ausências.

Em seguida, todos com cinco faltas justificadas, aparecem Adinilson Pereira (União), Dinho dos Campinhos (Republicanos), Nildo Freitas (União) e Viviane Sampaio (PT).

Entre os que marcaram presença em todas as sessões, no período, estão Dr. Andreson (PCdoB), Edjaime Rosa (Bibia) (União), Herminio Oliveira (Podemos), Luis Carlos Dudé (União) e Valdemir Dias (PT).

Levantamento ausências justificadas

Conforme registro no Serviço de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), segue o levantamento de ausências justificadas de parlamentares às sessões ocorridas em 2024. Durante o período de 01/01/2024 a 08/07/2024, na 21ª Legislatura (2021 – 2024), ocorreram 34 sessões.

A reportagem da Band Conquista também solicitou à Câmara o envio de dados a respeito da produtividade dos parlamentares em 2024. As informações podem ser conferidas abaixo:

Adinilson Pereira (União Brasil): Se destaca com 95 indicações, oito moções de aplauso, uma moção de congratulação, 13 moções de pesar, dois projetos de decreto legislativo, cinco projetos de lei ordinária do legislativo, um projeto de resolução e dois requerimentos.

Alexandre Xandó (PT): Apresentou três emendas, 24 indicações, cinco moções de aplauso, uma moção de congratulação, oito moções de pesar, um projeto de decreto legislativo, dois projetos de lei ordinária do legislativo e seis requerimentos.

Chico Estrella (PDT): É reconhecido por suas 14 indicações, seis moções de aplauso, uma moção de congratulação, nove moções de pesar, uma moção de repúdio, dois projetos de decreto legislativo, 18 projetos de lei ordinária do legislativo e um requerimento.

Delegado Marcus Vinícius (Podemos): Apresentou 94 indicações, três moções de aplauso, uma moção de congratulação, oito moções de pesar, dois projetos de decreto legislativo, três projetos de lei ordinária do legislativo, um projeto de resolução e cinco requerimentos.

Dinho dos Campinhos (Republicanos): Contribuiu com três moções de aplauso, uma moção de congratulação, seis moções de pesar e dois projetos de lei ordinária do legislativo.

Dr. Andreson Ribeiro (PCdoB): Apresentou uma moção de aplauso, uma moção de congratulação, seis moções de pesar e um requerimento.

Dr. Augusto Cândido (MDB): Contribuiu com 23 indicações, três moções de aplauso, uma moção de congratulação, sete moções de pesar, um projeto de decreto legislativo e três requerimentos.

Dr. Edivaldo Ferreira Júnior (PSDB): Apresentou 40 indicações, três moções de aplauso, uma moção de congratulação, oito moções de pesar, uma moção de repúdio, quatro projetos de lei ordinária do legislativo, um projeto de resolução e seis requerimentos.

Edjaime Rosa Bibia (União Brasil): Contribuiu com 42 indicações, duas moções de aplauso, uma moção de congratulação, seis moções de pesar, um projeto de decreto legislativo e três requerimentos.

Fernando Jacaré (PT):  Apresentou cinco moções de aplauso, uma moção de congratulação, seis moções de pesar e sete requerimentos.

Hermínio Oliveira (PP):  Contribuiu com seis indicações, três moções de aplauso, uma moção de congratulação, sete moções de pesar e dois projetos de decreto legislativo.

Ivan Cordeiro (PL):  Apresentou 47 indicações, cinco moções de aplauso, uma moção de congratulação, 10 moções de pesar, uma moção de repúdio, um projeto de decreto legislativo e um requerimento.

Luciano Gomes (PCdoB): Contribuiu com 59 indicações, seis moções de aplauso, uma moção de congratulação, sete moções de pesar, um projeto de lei ordinária do legislativo e um requerimento.

Lúcia Rocha (MDB): Apresentou 23 indicações, duas moções de aplauso, uma moção de congratulação, nove moções de pesar e dois requerimentos.

Luís Carlos Dudé (União Brasil): Contribuiu com 57 indicações, oito moções de aplauso, uma moção de congratulação, sete moções de pesar, cinco projetos de lei ordinária do legislativo e um projeto de resolução.

Nelson de Vivi (PSDB): Apresentou 20 indicações, uma moção de aplauso, uma moção de congratulação e sete moções de pesar.

Nildo Freitas (União Brasil): Contribuiu com 96 indicações, cinco moções de aplauso, uma moção de congratulação, 14 moções de pesar, uma moção de repúdio, dois projetos de decreto legislativo, quatro projetos de lei ordinária do legislativo e dois requerimentos.

Ricardo Babão (PCdoB): Apresentou 81 indicações, três moções de aplauso, uma moção de congratulação, 13 moções de pesar, um projeto de decreto legislativo, dois projetos de lei ordinária do legislativo e um requerimento.

Subtenente Muniz (PDT): Contribuiu com 53 indicações, quatro moções de aplauso, uma moção de congratulação, oito moções de pesar, três projetos de lei ordinária do legislativo e um requerimento.

Valdemir Dias (PT): Apresentou 14 indicações, três moções de aplauso, uma moção de congratulação, 15 moções de pesar, seis projetos de lei ordinária do legislativo e dez requerimentos.

Viviane Sampaio (PT): Contribuiu com 63 indicações, duas moções de aplauso, uma moção de congratulação, seis moções de pesar, três projetos de lei ordinária do legislativo e 16 requerimentos.

Após a veiculação da reportagem pela Band Conquista sobre a produtividade dos parlamentares, a Assessoria de Comunicação da vereadora Lúcia Rocha (MDB), pediu  a inclusão de uma nota pública feita pela sua assessoria para esclarecer as s ausências.

A nota afirma que todas as ausências de Lúcia Rocha estão devidamente justificadas, conforme o Art. 18 do Código de Ética do Vereador da Câmara Municipal de Vitória da Conquista. Segundo o artigo, um vereador pode obter licença para tratamento de saúde, para assistir familiar doente, por maternidade ou paternidade, para tratar de interesse particular, para desempenhar missão diplomática ou cultural no exterior, e nas demais hipóteses previstas no Regimento Interno da Câmara.

A assessoria da vereadora ressaltou na nota que, em nenhuma circunstância, foram desrespeitados os princípios da probidade administrativa, do respeito à coisa pública “e, sobretudo, ao povo, para quem a vereadora Lúcia Rocha (MDB) tem extremo respeito”.

Imagem em destaque: Divulgação/ Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *